Notícia
AICEP acredita que investimento contratado pode voltar a superar os mil milhões este ano
O regresso à normalidade pode estar a caminho de acontecer em 2021, depois de 2020 ter sido um ano de queda na contratualização de investluís caimento.
Até junho a contratualização de grandes investimentos por parte da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) já ultrapassou a registada em todo o ano de 2020 que, como o Negócios noticiou, ficou abaixo dos 300 milhões.
Luís Castro Henriques, presidente da instituição, acredita que "estamos de volta à normalidade e 2021 será um ano forte", acreditando que se ultrapassará os mil milhões em termos de valores de investimentos contratualizados.
Alguns desses investimentos foram projetos que transitaram de 2020 e que agora são possíveis de se contratualizar.
Luís Castro Henriques, em conferência de imprensa, explicou que além de terem transitado investimentos de um ano para o outro, a retoma desse marco se deve aos fatores de competitividade em Portugal, e "ao trabalho árduo" de acompanhamento de clientes e angariação de novos. Em 2020, a AICEP conquistou cerca de 30 novos clientes.
Uma mensagem positiva deixada pelo presidente do organismo é a de que o pior já terá ficado para trás, mas alerta que ainda há disrupções globais "que se irão manter por alguns meses", e que terão impacto também ao nível das exportações que, em termos homólogos, também se espera que haja um crescimento.
A AICEP apresentou hoje o seu plano estratégico assente em quatro pilares: ação externa, capacitação das empresas e ser mais digital, notoriedade e posicionamento de Portugal e capacidades internas.
Luís Castro Henriques, presidente da instituição, acredita que "estamos de volta à normalidade e 2021 será um ano forte", acreditando que se ultrapassará os mil milhões em termos de valores de investimentos contratualizados.
Luís Castro Henriques, em conferência de imprensa, explicou que além de terem transitado investimentos de um ano para o outro, a retoma desse marco se deve aos fatores de competitividade em Portugal, e "ao trabalho árduo" de acompanhamento de clientes e angariação de novos. Em 2020, a AICEP conquistou cerca de 30 novos clientes.
Uma mensagem positiva deixada pelo presidente do organismo é a de que o pior já terá ficado para trás, mas alerta que ainda há disrupções globais "que se irão manter por alguns meses", e que terão impacto também ao nível das exportações que, em termos homólogos, também se espera que haja um crescimento.
A AICEP apresentou hoje o seu plano estratégico assente em quatro pilares: ação externa, capacitação das empresas e ser mais digital, notoriedade e posicionamento de Portugal e capacidades internas.