Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

80% empresas não cumprem regras da independência dos órgãos da AG

Carlos Tavares disse hoje que 80% das empresas da bolsa não cumprem as novas regras da independência dos órgãos das assembleias gerais. Num encontro com jornalistas, o presidente da CMVM adianta, em última instância, que o não cumprimento poderá conduzir

21 de Dezembro de 2006 às 12:02
  • ...

Carlos Tavares disse hoje que 80% das empresas da bolsa não cumprem as novas regras da independência dos órgãos das assembleias gerais. Num encontro com jornalistas, o presidente da CMVM adianta, em última instância, que o não cumprimento poderá conduzir à exclusão de negociação.

Carlos Tavares, presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) disse hoje que 80% empresas da bolsa (emitentes de obrigações e acções) não cumprem regras da independência dos órgãos da assembleias gerais (AG).

Num encontro com jornalistas, o presidente afirma que no índice PSI-20 [PSI20], 85% das cotadas encontram-se nesta situação de incumprimento.

As novas regras resultam do novo código das sociedades comerciais, que exigem um maior distanciamento entre os presidentes das AG e os restantes órgãos de administração das empresas.

De acordo com Carlos Tavares, 64% dos casos de incumprimento prende-se com a falta de independência do presidente e dos secretários das AG face à administração das cotadas ou emitentes de dívida. O remanescente está relacionado com problemas de incompatibilidades.

Carlos Tavares reiterou ainda que as novas regras terão de ser cumpridas até as próximas AG, adiantado que "as empresas o vão fazer espontaneamente".

Em ultima instância, as empresa que não cumprirem as novas regras poderão ser excluídas de negociação.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio