Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Suíça será a verdadeira vencedora do Campeonato do Mundo e dos Jogos Olímpicos

A Suíça será a vencedora do Campeonato do Mundo deste ano, na Rússia - independentemente de quem levar de facto o troféu para casa.

5º Suíça (7.487 pontos)
Gianluca Colla
30 de Março de 2018 às 19:00
  • ...

País de origem de entidades desportivas como a Fifa, a Uefa e o Comité Olímpico Internacional, a sua economia recebe um estímulo a cada dois anos, quando há grandes eventos, independentemente do desempenho da equipa suíça ou de onde é realizada a competição. Isto ocorre graças a uma peculiaridade da metodologia internacional para calcular o produto interno bruto, que exige que as receitas e taxas de licença das competições sejam contabilizadas no país onde as organizações anfitriãs estão localizadas.

 

Em anos de Mundial ou de Jogos Olímpicos, a taxa de crescimento anual do PIB da Suíça é reforçada em 0,1 a 0,2 pontos percentuais, calcula a secretaria de Estado para Assuntos Económicos da Suíça (Seco). E há um efeito negativo nos anos sem grandes eventos.

 

A entidade que organiza o futebol internacional tem sede em Zurique e a Uefa, que gere o futebol europeu, está localizada em Nyon, às margens do Lago Léman. O COI fica em Lausanne.

 

Por isso, mesmo que o Mundial acabe nas mãos da Alemanha ou do Brasil este ano, os adeptos da Suíça têm um alento: o dinheiro arrecadado através de taxas de licença "por definição pertence à actividade económica suíça", segundo Ronald Indergand, chefe de análises económicas de curto prazo da Seco.

Ver comentários
Saber mais Suíça Campeonato do Mundo Jogos Olímpicos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio