Notícia
SAD do Sporting emite 30 milhões de euros em obrigações com juro de 5,25%
A SAD do Sporting vai ao mercado para se financiar mediante uma oferta pública de subscrição e uma oferta pública de troca num montante global de 30 milhões de euros. O juro oferecido é de 5,25%.
A SAD do Sporting vai emitir 30 milhões de euros em obrigações com um prazo de quatro anos, indicou esta terça-feira a sociedade anónima desportiva (SAD) "leonina" em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A emissão divide-se numa oferta pública de subscrição e numa oferta pública de troca que incide sobre as obrigações que vencem este ano.
Esta é a segunda incursão da SAD liderada por Frederico Varandas no mercado obrigacionista este ano, depois de em maio ter colocado 50 milhões de euros com um juro de 5,75%.
As ofertas arrancam na próxima sexta-feira, 18 de outubro, e terminam a 31 de outubro. O montante das ofertas pode ser aumentado até 29 de outubro. O resultado da operação será anunciado a 4 de novembro e a admissão à negociação na Euronext Lisbon será a 6 de novembro.
A SAD disponibiliza até seis milhões de obrigações com um valor unitário de cinco euros sendo o mínimo de subscrição de 500 obrigações, ou seja 2.500 euros.
A oferta de troca incide sobre até quatro milhões de obrigações Sporting SAD 2021-2024, com um valor global de 20 milhões de euros.
Assim, os detentores das obrigações que vencem este ano podem trocar os seus títulos na razão de 1:1. Adicionalmente, "serão pagos os juros corridos desde 10 de junho de 2024, inclusive, até à data de emissão, exclusive, no montante de €0,1064583325 por cada Obrigação Sporting SAD 2021-2024, sujeito a impostos, comissões e outros encargos".
A oferta, refere a SAD tem como objetivo "a obtenção de fundos através do recurso ao mercado de capitais, prosseguindo uma estratégia de diversificação e otimização das fontes de financiamento da Sporting SAD, sendo estes fundos utilizados para o financiamento da atividade corrente da Sporting SAD e reforço de liquidez".
O montante líquido previsto das receitas resultantes das ofertas para a Sporting SAD será de 28.879.720 euros, refere o prospeto.
A subscrição das obrigações pode ser feita pelo público em geral "tendo especificamente como destinatários pessoas singulares ou coletivas residentes ou com estabelecimento em Portugal, sem prejuízo da subscrição noutros Estados-Membros da União Europeia através de oferta particular". Não foram estabelecidos quaisquer direitos de preferência no âmbito das ofertas.
No caso de a procura ser superior à oferta, "as ordens de subscrição e/ou de troca transmitidas em aceitação da respetiva oferta e devidamente validadas serão satisfeitas de acordo com os critérios de alocação de ordens e de rateio aplicáveis".
Como é habitual neste tipo de operações, foram elencados vários riscos, como o "relacionado com a circunstância de o capital próprio da Sporting SAD ser inferior a metade do capital social", mas também os de âmbito competitivo, como o "risco decorrente da necessidade de sucessos de natureza desportiva e da dependência de projeção mediática e desportiva do SCP" e o risco de variação significativa dos rendimentos económicos em função da participação em competições europeias".
A SAD lembra também o "risco decorrente das regras e diretrizes de Financial Sustainability [sustentabilidade financeira] emitidas pela UEFA".
Para a coordenação global dos serviços e preparação e lançamento das ofertas, assim como para a assessoria nos processos de admissão à negociação das obrigações no Euronext Lisbon e de cancelamento das Obrigações Sporting SAD 2021-2024 foi selecionado o Haitong Bank.