Notícia
Messi abandona a selecção da Argentina
O futebolista do Barcelona assegura que "não haverá marcha atrás" na decisão anunciada depois de falhar uma grande penalidade e perder a final da Copa América contra o Chile.
Lionel Messi anunciou na madrugada desta segunda-feira, 27 de Junho, a intenção de abandonar a selecção da Argentina depois de perder a quarta final com a camisola do seu país. Os argentinos perderam a Copa América do Centenário contra o Chile e o futebolista do Barcelona falhou uma das grandes penalidades.
"Penso que é o melhor para todos, para mim e para as muitas pessoas que o desejam. Para mim a selecção nacional acabou. Tentei muitas vezes [ser campeão] mas não consegui". (…) É muito difícil mas a decisão está tomada. Não vou tentar mais e nisto não haverá marcha atrás", disse Messi, 29 anos, citado pelo canal argentino TyC Sports.
O até agora capitão da selecção já tinha perdido a final da Copa América em 2007 e apenas há um ano, também contra o Chile, e saiu ainda derrotada pela Alemanha na final do Mundial de 2014, disputado no Brasil. Esta final da Copa América do Centenário, disputada nos Estados Unidos, foi então a quarta perdida pelo rival de Cristiano Ronaldo, que não escondeu a desilusão nem as lágrimas.
Menos de onze anos depois de se estrear, em Agosto de 2005, num jogo amigável contra a Hungria, Lionel Messi despede-se como o melhor marcador de sempre da selecção sul-americana - que já não vence uma grande competição continental desde 1993 e um Mundial desde 1986 -, com um total de 55 golos. Nos 113 jogos que disputou pelo seu país fez ainda 35 assistências e viu oito cartões.
O astro argentino, que já venceu por cinco vezes a Bola d’Ouro que distingue o melhor jogador do mundo, sempre foi muito criticado no seu país por não conseguir repetir na selecção a performance evidenciada em Espanha, onde completou a formação como futebolista e joga desde que é profissional. As estatísticas da carreira mostram isso mesmo: tem um total de 644 jogos, 508 golos, 261 assistências e 28 troféus. Veja como falhou a grande penalidade contra o Chile.
The last kick of a ball for his country. Messi quits national team. https://t.co/6Ofa3oZshU
— Sporting Index (@sportingindex) June 27, 2016