Notícia
Marca do Benfica vale menos 21% mas continua no TOP50 mundial
O Benfica é o único clube português da lista e baixou seis posições no ranking anual da Brand Finance.
A pandemia da covid-19 afetou o valor das marcas dos principais clubes de futebol mundial, revela o estudo anual da Brand Finance, publicado esta quarta-feira.
O Real Madrid continua a ser o clube com a marca mais valiosa, apesar da queda de 13,8% para 1.419 milhões de euros. Já o Barcelona é dos poucos clubes que consegue uma subida (1,4%), ocupando agora a segunda posição. O Manchester United ocupa o último lugar do pódio, com o valor da marca do clube inglês a descer mais de 10%.
No resumo que faz sobre os "encarnados", a Brand Finance assinala que o Benfica "é um dos clubes europeus com a fábrica de talentos mais profícua", registando uma "enorme vantagem face aos rivais domésticos" devido à participação nas últimas 10 edições da Liga dos Campeões e mais de 50 mil adeptos em média nos jogos no seu estádio.
A Brand Finance acrescenta que "apesar do nível considerável de dívida, o desempenho financeiro é relativamente saudável". Ainda assim, o valor da marca caiu 21% para 114 milhões de euros, o que justifica a queda do clube neste ranking de clubes de futebol.
As cinco principais ligas europeias (Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha e França) dominam este ranking, com o Ajax a ser o primeiro clube fora deste grupo a surgir no "raking". O clube holandês surge na 27.ª posição, sendo que depois aparece o Benfica (46.º), o Celtic (48,º) e o Zenit (49.º).
A Brand Finance publicou outro ranking, onde o Benfica aparece melhor posicionado. O clube português tem a 18.ª marca mais forte (21.ª em 2019).