Notícia
Lucros do Benfica caem 61,6% no primeiro semestre
A Benfica SAD terminou o seu primeiro semestre fiscal com um resultado líquido de 5,031 milhões de euros, uma queda face aos 13,11 milhões do período homólogo anterior.
Pelo segundo ano consecutivo, a Benfica SAD terminou o primeiro semestre fiscal com lucros. No entanto, entre Junho e Dezembro do ano passado o lucro atribuível a accionistas da empresa mãe ascendeu a 5,031 milhões de euros, quando no mesmo semestre de 2014 tinha sido de 13,116 milhões, o que corresponde a uma descida de 61,6%.
É de destacar, segundo a SAD benfiquista em comunicado à CMVM, o crescimento ocorrido na rubrica de rendimentos operacionais, bem como a diminuição dos ganhos provenientes das alineações de direitos de atletas.
Os rendimentos operacionais foram de 64,87 milhões de euros, contra 55,88 milhões um ano antes. Sem atletas, os resultados operacionais fixaram-se nos 11,9 milhões de euros, quando no primeiro semestre fiscal de 2014 tinham sido de apenas 1,58 milhões – e essa subida é "essencialmente explicada pelo aumento de 7,5 milhões de euros nas receitas com os prémios da UEFA e pela redução dos gastos com o pessoal em três milhões de euros".
"Importa salientar que os rendimentos obtidos com os prémios da UEFA superaram os 20,5 milhões de euros, passando a ser a fonte de rendimentos operacionais mais relevante, tendo-se inclusivamente aproximado dos ganhos obtidos com as alienações de direitos de atletas no decurso do semestre", frisa o comunicado.
Ou seja, foram os rendimentos com os direitos dos atletas que fizeram cair os resultados. De facto, os rendimentos com transacções de atletas ascenderam a 23,5 milhões de euros [influenciadas pelas alienações dos direitos dos atletas Ivan Cavaleiro ao AS Monaco e Lima ao Al-Ahly Dubai], quando no período homólogo do ano anterior tinham sido de 44,56 milhões de euros.
No segundo trimestre fiscal de 2015 (Outubro a Dezembro), a SAD do clube das águias registou perdas de 7,73 milhões de euros, tendo sido os ganhos do primeiro trimestre que ajudaram a que o saldo do primeiro semestre (Junho a Dezembro) fosse positivo.
O comunicado salienta ainda o facto de, em Dezembro de 2015, a Benfica SAD e a Benfica TV terem celebrado com a NOS, SGPS, SA e a NOS Lusomundo Audiovisuais, SA um contrato de cessão dos direitos de transmissão televisiva dos jogos em casa da Equipa A de Futebol Sénior da Benfica SAD para a Liga NOS, bem como dos direitos de transmissão e distribuição da BTV.
"O contrato terá início na época desportiva 2016/2017 e uma duração inicial de três anos podendo ser renovado por decisão de qualquer das partes até perfazer um total de dez épocas desportivas, ascendendo a contrapartida financeira global ao montante de 400 milhões de euros, repartida em montantes anuais progressivos", recorda o documento.