Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

João Sousa faz história ao passar aos quartos em Madrid

O tenista português João Sousa avançou hoje pela primeira vez na sua carreira para os quartos-de-final de um Masters 1000, ao derrotar o norte-americano Jack Sock, em três 'sets', em Madrid.

05 de Maio de 2016 às 21:20
  • ...

No encontro dos oitavos de final, o número um nacional, que na próxima semana vai entrar pela primeira vez no 'top 30', impôs-se ao 26.º jogador ATP, pelos parciais de 6-1, 6-7 (3-7) e 6-2.

 

Diante do encontro mais importante da sua carreira num Masters 1000, João Sousa começou mal -- enfrentou cinco 'break-points' no seu primeiro jogo de serviço, salvando-os a todos - e mostrou-se tão focado como nas rondas anteriores e determinado a escrever mais um capítulo na sua história no ténis.

 

Implacável com a sua direita, o português nunca deixou Sock, que aparentou estar desconcentrado no início do encontro, falando permanentemente sozinho, entrar no jogo e tornou o primeiro parcial um verdadeiro 'passeio'.

 

Depois de quebrar o serviço do norte-americano logo no segundo jogo do encontro, o número um nacional voltou a somar novo 'break' no sexto jogo, para conquistar o primeiro 'set' por 6-1, em 33 minutos.

 

Com uma táctica perfeita, Sousa obrigou o 26.º jogador mundial, que na noite anterior tinha jogado quase até de madrugada frente ao argentino Juan Martin del Potro, a correr e a cometer erros não forçados.

 

O domínio do português continuou no início do segundo parcial, com o vimaranense a conseguir o 'break' no terceiro jogo para ficar no comando. Mas Sock recompôs-se, aumentou os níveis de consistência e, finalmente, quebrou o jogo do adversário para empatar 3-3.

 

O revés não fez João Sousa esmorecer, com o jogador luso a aguentar a pressão, salvando dois 'set points' quando servia para fazer o 6-6 e levar a decisão para 'tie-break'.

 

Aí, o jovem norte-americano esteve irrepreensível, servindo a grande nível para vencer o 'tie-break' por 7-3.

 

A perda do 'set' não desanimou Sousa, que recuperou o ascendente e, sem hesitações, rapidamente chegou ao comando do derradeiro parcial.

 

A liderar com um 'break' de vantagem desde o segundo jogo, o luso nunca permitiu veleidades no seu serviço e acabou por garantir o triunfo no jogo de Sock, que somou 37 erros não forçados no encontro (contra 19 do seu adversário).

 

Ao primeiro 'match-point', o jogador radicado em Barcelona pode, por fim, celebrar, depois de duas horas e 15 minutos de encontro, mais um feito na sua história pessoal, que agora o colocada em rota de colisão com o 'rei da terra batida', o espanhol Rafael Nadal, número cinco mundial, nos quartos-de-final.

 

Com a caminhada gloriosa na terra batida de Madrid, o melhor jogador português de sempre -- é expectável que segunda-feira volte a estabelecer um novo máximo na carreira, entrando no 'top 30' do 'ranking' ATP -, Sousa distanciou-se de Frederico Gil, com quem partilhava o recorde de maior número de vitórias em torneios Masters 1000 (9), passando agora a somar 12. 

 

Curiosamente, o vimaranense de 27 anos seguiu hoje as pegadas de Gil, ao tornar-se o segundo tenista nacional a chegar aos quartos-de-final de um Masters 1000. O tenista lisboeta foi eliminado nos 'quartos' de Monte Carlo em 2011, pelo então número quatro do mundo, o britânico Andy Murray.

Ver comentários
Saber mais João Sousa Rafael Nadal ténis Madrid
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio