Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

“Efeito Ronaldo” dá à Liga italiana maior aumento de receitas entre as “big five”

A Premier League deverá continuar a renovar recordes de receitas. Mas será a Serie A que maior aumento terá. E muito devido ao “efeito Ronaldo”, revela o estuda da Deloitte.

Massimo Pinca/Reuters
30 de Maio de 2019 às 18:00
  • ...

As receitas das cinco maiores ligas de futebol europeias (as "big five") aumentaram na atual época de 2018/2019, com a Premier League a liderar, tal como é habitual. O estudo da Deloitte aponta para que a Premier League feche esta época com receitas de 5.730 milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 5,3% face à época de 2017/2018.

 

Em parte este aumento está relacionado com as receitas conseguidas pelas quatro equipas inglesas que chegaram às finais da Liga Europa (Chelsea e Arsenal) e da Liga dos Campeões (Liverpool e Tottenham), explica o relatório da Deloitte.

 

A segunda maior liga, por receitas, deverá continuar a ser a alemã Bundesliga (3.470 milhões de euros), seguida muito de perto da espanhola La Liga (3.420 milhões).

 

Mas é a italiana Serie A que deverá registar o maior aumento entre as cinco maiores ligas (conhecidas por "Big Five"), vendo as receitas crescerem 13,7% para 2.520 milhões de euros. E, parte deste aumento tem uma razão portuguesa. O "efeito Ronaldo", como a própria Deloitte indica, "nas receitas dos clubes italianos será sentido pela primeira vez nos resultados de 2018/2019, com a sua chegada à Juventus e dar sinais rápidos de aumento de assistências [dos adeptos], aumentando os seguidores das redes sociais e a levar a vendas de merchandise mais fortes – se isto se traduz em algo sustentável ou num impacto financeiro significativo ainda está para se ver", conclui a Deloitte.

 

As estimativas da consultora apontam ainda para que na próxima época as receitas voltem a aumentar. As previsões sugerem que a liga inglesa se aproxime muito dos 6.000 milhões de receitas na época 2019/2020 (5.940 milhões) e que a liga espanhola volte a ocupar o segundo lugar no pódio, com receitas de 3.790 milhões de euros, mais 70 milhões de euros do que a liga alemã.

No mesmo relatório, a Deloitte revela as suas previsões de receitas para a atual época. As cinco maiores ligas de futebol europeias (Inglaterra, Alemanha, Espanha, Itália e França) terão registado aumentos generalizados nas receitas, com a Premier League a continuar a liderar com bastante distância, tendo fechado o período com 5.440 milhões de euros.

 

O estudo revela as estimativas de receitas para a Primeira Liga, apontando para um aumento de 18% para 431 milhões de euros. Portugal conseguiu superar o crescimento de receitas das "big five", ainda que no final das contas esteja a "anos-luz" dos cinco maiores campeonatos europeus.

Ver comentários
Saber mais Premier League Deloitte Liga italiana
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio