Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Construção vive em Março melhor mês em 11 anos

O índice de produção na construção registou em Março o melhor mês desde 2006. A construção de edifícios está a acelerar e as obras de engenharia civil cresceram pela primeira vez em 11 anos.

Reuters
Negócios 11 de Maio de 2017 às 11:53
  • 2
  • ...

A produção na construção cresceu 2,5% em Março em termos homólogos, de acordo com os dados revelados esta quinta-feira, 11 de Maio, pelo gabinete nacional de estatística, que têm por base a média móvel dos últimos três meses. Março é assim o melhor mês em, pelo menos, 11 anos - os dados do INE só permitem recuar até Março de 2006. Segundo estes números, só no início de 2017 é que a tendência negativa que marcava o sector se inverteu.

Em Janeiro, em termos homólogos, a produção no sector da construção cresceu 1%. E em Fevereiro registou um crescimento de 2,1%.

Estes dados apontam assim para uma recuperação na construção depois de 10 anos de quedas, com a a construção de novos edifícios a acelerar, tendo registado um crescimento de 4% em Março, o que também corresponde à variação mais pronunciada desde Março de 2006. 

"O segmento da Construção de Edifícios apresentou uma taxa de variação homóloga de 4,1% (4,0% em Fevereiro), tendo contribuído com 2,5 pontos percentuais para a variação do índice agregado. A Engenharia Civil aumentou 0,1% em Março, taxa superior em 0,8 pontos percentuais à observada em Fevereiro", refere o comunicado do INE.

Apesar do aumento no segmento de engenharia civil ser ligeiro, Março foi mesmo o primeiro mês, em 11 anos, de aumento nesta área. Desde Março de 2006 que as obras de engenharia civil registavam quebras.  

No que diz respeito ao emprego na construção, o índice aumentou 2,7% em Março comparando com o mesmo período do ano passado. Em Fevereiro deste ano, este indicador estava nos 2,5% em termos homólogos.

Em termos das remunerações efectivamente pagas, o índice registou uma taxa de variação homóloga de 1,0%; em Fevereiro tinha registado uma taxa de variação homóloga de -0,4%.

Ver comentários
Saber mais Engenharia Civil INE Construção de Edifícios produção na construção
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio