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Bruxelas multa NBC por limitar vendas de merchandising de Mínimos e Mundo Jurássico

A multa deve-se às práticas anti-concorrenciais da empresa norte-americana que não permitia aos fabricantes europeus de merchandising venderem os produtos em todo o mercado único.

O filme de animação Mínimos ('Minions') teve em Portugal 936,5 mil espectadores.
30 de Janeiro de 2020 às 11:54
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A Comissão Europeia multou esta quinta-feira, 30 de janeiro, a norte-americana NBC Universal, detida pela Comcast, por restringir as empresas europeias do local onde podiam vender merchandising de personagens ou imagens como do filme "Mínimos" ou de "Mundo Jurássico". 

A multa aplicada é de 14,3 milhões de euros pelo comportamento ilegal que durou seis anos (entre 2013 e 2019), o que já contabiliza uma redução de 30% do montante dada a colaboração e correção das práticas anti-concorrenciais por parte da empresa norte-americana. Atualmente essas restrições já não se aplicam às empresas europeias.
O anúncio foi feito por Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da Comissão Europeia para uma Europa preparada para a era digital. "Quem é pai ou mãe tem uma elevada probabilidade de ter estes objetos em casa. O comportamento ilegal da NBC afetou os europeus (...) dado que os contratos dividiram o mercado único europeu", afirmou Vestager na conferência de imprensa. "É uma pequena multa", admitiu, mas "é importante" porque a indústria do merchandising está a crescer e espera-se que continue. 

Em causa estão os contratos assinados entre as empresas europeias que fabricam merchandising como canecas, malas, roupa, sapatos ou brinquedos e a NBC Universal, que detém a propriedade intelectual das personagens. A empresa norte-americana tem direito a receber royalties, ficando com uma fatia das vendas.

Contudo, nesses contratos a empresa norte-americana obrigou os comerciantes europeus a limitarem as suas vendas a determinados países ou fatias do público, entrando em incumprimento das regras que pautam o mercado interno europeu, condicionando a escolha dos consumidores e, em alguns casos, afetando o preço final do produto. A NBC Universal também limitou as vendas online.
De acordo com Vestager, esta é a terceira decisão num ano sobre a restrição de vendas de produtos licenciados no mercado único europeu. No total, as multas já somam 184 milhões de euros. No ano passado, a Comissão Europeia multou a Nike e a Sanrio (Hello Kitty). Na conferência de imprensa, a vice-presidente da Comissão Europeia espera que no futuro mais empresas europeias tomem a iniciativa de se queixarem às autoridades da concorrência europeias ou nacionais.
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