Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sonae compra supermercados Brio

Depois de ter adquirido 51% da Go Natural, a dona do Continente comprou a cadeia de supermercados biológicos Brio. O objectivo é acelerar o crescimento do grupo no segmento de saúde e bem-estar.

Bruno Simão
26 de Abril de 2017 às 08:52
  • ...

A Sonae comprou a Brio, a primeira rede de supermercados biológicos lançada em Portugal em 2008, e que actualmente conta com seis espaços na zona metropolitana de Lisboa.

O valor do negócio não foi divulgado. Em comunicado emitido à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta quarta-feira, 26 de Abril, a dona do Continente informa apenas que através da sua participada Sonae MC chegou a acordo com os accionistas da Brio, o The Edge Group, de Miguel Pais do Amaral, para a aquisição de 100% do capital social da empresa.

Esta aquisição acontece poucos meses depois do grupo co-liderado por Paulo Azevedo e Ângelo Paupério ter adquirido 51% da Go Well, que detém os restaurantes Go Natural.

O segmento saúde e bem-estar tem estado no topo das apostas da Sonae que, além destas recentes compras, também decidiu abrir no final do ano passado um supermercado inteiramente dedicado à alimentação biológica e saudável – com a insígnia Go Natural.

A compra da Brio "permitirá à Sonae MC acelerar a sua posição na avenida estratégica de crescimento Health & Wellness, em particular no segmento de alimentação saudável, beneficiando da rede de lojas da Brio, do elevado grau de especialização das equipas e de uma alargada rede de fornecedores", sublinha a empresa acrescentando.

Para Luís Moutinho, CEO da Sonae MC, "esta expansão da presença da Sonae MC no retalho alimentar saudável reforça a nossa posição de liderança neste segmento de mercado e contribui para o compromisso de proporcionar a melhor e mais acessível oferta a todos os consumidores, quaisquer que sejam as suas necessidades ou estilos de vida".

A cadeia de supermecados Brio tinha sido adquirida em 2010 pelo The Edge Group, hoding de investimentos  e capital de risco de Miguel Pais do Amaral e de José Luís Pinto Basto, na alura com apenas uma loja e cerca de 500 mil euros de faturação anual.

Desde então, de acordo com um comunicado emitido pelo The Edge Group, "a operação evoluiu para seis lojas e para uma facturação na ordem dos cinco milhões de euros, registados em 2016, liderando atualmente o mercado dos produtos biológicos em Portugal".

Como José Luís Pinto Basto, responsável do Edge Group, sublinhou "desde o início que desbravámos terreno praticamente desconhecido, dadas as características muito específicas deste setor e, em concreto da agricultura biológica, e o resultado é um Brio que é hoje uma operação consolidada e reconhecida, uma marca líder no mercado da distribuição biológica e a maior cadeia nacional na sua área".

A Sonae informa ainda que esta "transacção está condicionada à verificação de condições suspensivas, previstas no acordo"; sem avançar com mais pormenores.

As acções da retalhista ganham 0,43% para 0,935 euros.

(Notícia actualizada às 9:57 com informações do comunicado do The Edge Group)

Ver comentários
Saber mais Soane Brio Paulo Azevedo Continente Ângelo Paupério Go Natural Health & Wellness distribuição saúde e bem-estar
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio