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Pepsi e Coca-Cola competem por iogurtes gregos

A Pepsi e a Coca-Cola estão em conversações para investir na Chobani LLC, uma empresa norte-americana de iogurtes gregos, num negócio que reflecte a aposta das duas empresas de refrigerantes em diversificar as suas áreas de actuação nos Estados Unidos.

Bloomberg
13 de Outubro de 2015 às 16:52
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A Chobani está em negociações para vender uma quota minoritária da empresa e tem como objectivo encontrar um investidor estratégico que lhe permita expandir o seu negócio. Escreve a Reuters esta terça-feira, citando fontes próximas do processo, que tanto a Pepsi como a Coca-Cola estão já em conversações com a marca de iogurtes.

Segundo a agência, estas negociações ilustram o esforço das empresas de refrigerantes em diversificar as suas áreas de negócio para lá do segmento das bebidas gaseificadas nos Estados Unidos, cujo crescimento tem sido lento. A aposta recai, assim, num dos sectores de maior crescimento no país, o da alimentação saudável.

Além das duas gigantes, há outras empresas em conversações com a Chobani sobre um eventual investimento, escreve a Reuters.

A expectativa da empresa de lacticínios é de que o negócio possa valorizar a firma em 3 mil milhões de dólares.

Com sede em Nova Iorque, a Chobani foi fundada em 2005 pelo emigrante turco Hamdi Ulukaya, actual sócio maioritário e CEO. Enquanto os seus iogurtes se tornaram uma das marcas mais vendidas de iogurtes gregos nos Estados Unidos, a Chobani experienciou também algumas dores de crescimento, tendo recebido 750 milhões de dólares do fundo TPG Capital no ano passado para financiar uma reestruturação.

Tanto a Pepsi como a Coca-Cola não são estranhas ao sector dos lacticínios. A Pepsi começou a vender iogurtes em 2012 através de uma parceria com a empresa germânica Theo Müller. Este ano, a Coca-Cola começou a distribuir uma marca de leite denominada FairLife, criada através de uma parceria com a Select Milk Producers.

 

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