Notícia
Leroy Merlin já engoliu uma Aki em Portugal e quatro em Espanha
O grupo francês Adeo, que está a testar no mercado ibérico a transformação das lojas de bricolage Aki em Leroy Merlin, já reconverteu quatro unidades em Espanha e uma em Portugal, a de Torres Vedras. A marca aglutinadora chega a Aveiro no Verão.
A loja da Aki em Torres Vedras reabriu esta sexta-feira, 8 de Junho, como Leroy Merlin. Trata-se da primeira operação em Portugal de reconversão das marcas do grupo francês Adeo, que tinha anunciado em Janeiro passado a intenção de fundir as duas insígnias de retalho de bricolage, construção, decoração e jardinagem, na Península Ibérica.
"Diferentes conceitos e formatos de loja estão a ser estudados, representando a loja de Torres Vedras a loja piloto deste processo, que permitirá testar, afinar e melhorar a reflexão sobre as lojas do futuro", explicou o grupo, em comunicado.
"Nesta fase ainda não está tomada a decisão sobre as marcas, estando ainda em curso o estudo daquele que será o conceito de loja. A loja de Torres Vedras terá certamente um papel fundamental nesta definição de loja do futuro", acrescentou o grupo francês.
Esta quinta-feira, em declarações à Lusa, a Adeo tinha referido que não está ainda decidido se vai proceder à eliminação de uma das marcas, sublinhando que essa opção será definida até ao final do terceiro trimestre deste ano.
"O processo de convergência para uma estrutura empresarial única encontra-se em curso, envolvendo ambas as empresas, com apoio de entidades externas. Será um processo de transformação e integração gradual a realizar durante os próximos três anos, seja a nível da estrutura central, seja a nível das lojas", indicou a Adeo.
Em Espanha, o grupo francês já transformou em Leroy Merlin quatro das 50 lojas Aki que detinha no país.
Em Portugal, com a conversão da loja de Torres Vedras, a Adeo passa a deter 36 lojas Aki e 13 Leroy Merlin, tendo anunciado que quer abrir no nosso país mais 18 e contratar mil pessoas até 2021.
Grupo DST constrói loja da Leroy Merlin em Aveiro por 4,5 milhões
Entretanto, o grupo DST foi seleccionado para construir a nova loja da Leroy Merlin em Aveiro. Um projecto que nasce da remodelação do antigo edifício de uma empresa grossista e inclui ainda a construção de um novo pavilhão.
A loja terá uma área total de 13 mil metros quadrados. A intervenção tem data prevista de conclusão para o próximo mês de Junho, adiantou a DST ao Negócios. Esta obra deverá gerar para o grupo bracarense uma facturação da ordem dos 4,5 milhões de euros.
"Este é um projecto de grande importância para a cidade de Aveiro, pois dotará a região com uma loja de grande dimensão, cuja oferta de serviço não existia", sublinhou José Teixeira, presidente do grupo DST.
"Termos sido seleccionados para contribuir, uma vez mais, na estratégia de expansão desta empresa é para nós motivo de grande satisfação e, sobretudo, um sinal inequívoco do reconhecimento do excelente trabalho que realizámos na loja de Loulé, em 2017", enfatizou o empresário.