Notícia
DDR quer vender participação que detém na Sonae Sierra Brazil
A retalhista norte-americana anunciou ter atingido um princípio de acordo com Alexander Otto para vender a totalidade da posição de 50% que detém na joint-venture que controla a Sonae Sierra Brazil, num negócio que deve envolver o pagamento de 343,6 milhões de dólares.
De acordo com um anúncio feito esta segunda-feira a retalhista norte-americana DDR, sediada no Ohio e que opera nos Estados Unidos, em Porto Rico e no Brasil, vai alienar os 50% que detém na joint-venture que controla a Sonae Sierra Brazil, sediada no Luxemburgo, a Alexander Otto e respectivos sócios. A referida joint-venture possui, por sua vez, 67% da Sonae Sierra Brazil.
Este negócio deve envolver o pagamento de 343,6 milhões de dólares por parte de Alexander Otto. Esta alienação implica a saída desta empresa norte-americana do mercado brasileiro. A transacção deve ser executada nos próximos 30 dias.
A operadora de centros comerciais norte-americana adquiriu, em 2006, a fatia de 50% da Sonae Sierra Brazil por 147,6 milhões de dólares, tendo ainda investido mais 52,6 milhões de dólares entre os anos de 2007 e 2009. A venda desta participação resulta num retorno superior a 10%.
A Reuters refere que Otto é o maior accionista individual da própria DDR com 11% das acções desta empresa em Junho de 2013. Otto é ainda o herdeiro da família dona do Otto Group, um dos principais grupos de entregas via correio do mundo.
A DDR sublinha que os recursos provindos desta venda serão utilizados para o desenvolvimento e a aquisição de centros comerciais de padrão elevado nos Estados Unidos.
A Sonae Sierra Brazil tem uma área total de 4,6 milhões de metros quadrados de centros comerciais no Brasil.
(Notícia actualizada com correcção do título)