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AdC sanciona Auchan, Modelo Continente e Pingo Doce por concertação de preços

As três cadeias e o fornecedor de bebidas alcoólicas Active Brands/Gestvinus foram multados em mais de 5,5 milhões de euros por participarem num esquema de fixação de preços de venda ao consumidor, relativo aos produtos deste fornecedor comum.

Desde 1999 que não se verificava uma tão acentuada descida no consumo das famílias.
António Pugliese
14 de Setembro de 2022 às 17:26
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A Autoridade da Concorrência (AdC) sancionou três cadeias de supermercados – Auchan, Modelo Continente e Pingo Doce –, bem como o fornecedor comum de bebidas alcoólicas Active Brands/Gestvinus e um responsável desta empresa, por terem participado num esquema de fixação de preços de venda ao consumidor (PVP) dos produtos daquele fornecedor.

A informação foi divulgada esta quarta-feira pela AdC, que explicou como, após uma investigação, se constatou que as empresas de distribuição participantes "asseguraram o alinhamento dos preços de retalho nos seus supermercados mediante contactos estabelecidos" através do fornecedor comum, sem "necessidade de comunicarem diretamente entre si".

Tal prática, lembra a autoridade do setor, elimina a concorrência, "privando os consumidores da opção de melhores preços" e "assegurando melhores níveis de rentabilidade para toda a cadeia de distribuição, incluindo fornecedor e cadeias de supermercados".

A AdC esclarece ainda que a prática durou mais de oito anos, entre 2009 e 2017, e visou vários produtos do fornecedor, tais como vinhos, aguardentes e licores/aperitivos.

Pela infração, foi aplicada uma coima total de 5.665.178€, dos quais 2.390.000€ para a Active Brands, 660.000€ para a Auchan, 1.410.000€ para o Modelo Continente, 1.200.000€ para o Pingo Doce e 5.178€ para o responsável individual da Active Brands/Gestvinus.
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