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Venda abusiva de produtos na banca punida com expulsão
As instituições financeiras terão que guardar provas do cumprimento de obrigações legais, avaliar se os produtos são adequados ao cliente e se os funcionários estão qualificados, avança o Público desta sexta-feira, 21 de Abril.
A protecção dos clientes bancários vai ser reforçada na legislação nacional, depois das falhas que levaram aos casos dos lesados do BES e do Banif, entre outros casos que mancharam a actividade dos bancos nacionais nos últimos anos, segundo o Público.
Em cima da mesa está a aplicação de directivas e regulamentos comunitários que impõem regras mais apertadas desde a concepção dos produtos até à sua venda final e que incluem sanções pelo não cumprimento das normas legais.
O ante-projecto vem alterar o Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras (RGICSF) e outros diplomas, para regular e responsabilizar as instituições e a hierarquia. Entre as infracções mais graves está o não cumprimento dos deveres na criação e comercialização de produtos bancários.
"As instituições de crédito devem estabelecer e aplicar procedimentos específicos para a governação e monitorização dos produtos e serviços bancários de retalho, aplicáveis à criação, desenvolvimento, concepção, combinação ou alteração significativa desses produtos e serviços e à comercialização (…), de modo a garantir que os interesses, objectivos e características dos clientes destinatários dos mesmos sejam tidos em conta, com a finalidade de prevenir potenciais prejuízos para os clientes e de minimizar o risco de conflitos de interesses", diz o documento. E quem fica com o ónus da prova são os bancos.