Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Suíça disposta a resolver evasão fiscal entre bancos e Estados Unidos

O Governo suíço propôs um projecto de lei que irá providenciar a base legal para os bancos do país, incluindo o Credit Suisse e o Julius Baer, resolverem os problemas de evasão fiscal com os Estados Unidos.

5 - Suíça
29 de Maio de 2013 às 13:17
  • ...

O Governo suíço vai avançar com um projecto de lei que permitirá combater a evasão fiscal, em parceria com os Estados Unidos.

 

O projecto de lei suíço autoriza os seus bancos a cooperar com as autoridades norte-americanas para a transferência de informação, salvaguardando os seus interesses, afirmou hoje o Governo em Berna, segundo noticia a Bloomberg. Este projecto será analisado durante o Verão, e poderá entrar em vigor a 1 de Julho.

 

“A urgência está no facto dos Estados Unidos não estarem preparados para esperar mais no que toca à realização deste acordo com os bancos suíços”, ressalvou o Governo. “Se não for encontrada uma solução depressa, a Suíça arrisca uma intensificação da pressão”.

 

A Suíça está em negociações com os Estados Unidos há mais de dois anos para a resolução de uma investigação do Departamento de Justiça a 14 empresas financeiras que ajudaram cidadãos norte-americanos a esconder o dinheiro do fisco dos Estados Unidos (IRS).

 

O Governo suíço quer prevenir que outro banco seja acusado, depois do Wegelin ter admitido a culpa no Tribunal Federal de Manhattan, em Janeiro, pela sua parte na ocultação de 1,2 mil milhões de dólares, cerca de 930 milhões de euros da IRS.

 

O Departamento de Justiça norte-americano quer que os dados sobre as contas bancárias e o dinheiro transferido para a Suíça por cidadãos norte-americanos seja divulgado, segundo o projecto de lei. Quanto à informação sobre os funcionários dos bancos, essa só será transmitida após as pessoas em questão serem informadas sobre o assunto, ainda de acordo com o projecto.

 

O Governo suíço está a tentar mudar a imagem do país como paraíso fiscal, depois de ter atraído capitais no valor de 2,1 biliões de dólares durante uma época em que este montante não era declarado, que acabou com a condenação do UBS, em 2009, por ter colaborado com a evasão fiscal, que levou o banco ao pagamento de uma multa de 780 milhões de dólares, depois de divulgar informações sobre mais de 250 contas dos seus clientes.

Ver comentários
Saber mais Evasão fiscal Suiça Estados Unidos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio