Notícia
Société Générale regista prejuízos de 476 milhões de euros no quarto trimestre
O desempenho da corretora Newedge, detida pelo banco francês, penalizou os resultados. O CEO considera que o banco manteve um bom nível de actividade, apesar das perdas em que incorreu.
O Société Générale perdeu 476 milhões de euros no quarto trimestre em 2012, quando os analistas consultados pela Bloomberg estimavam perdas de 203 milhões de euros. No ano anterior a instituição bancária francesa obteve um resultado líquido de 100 milhões de euros.
No último trimestre do ano passado, a corretora Newedge, detida pelo Société Générale registou uma perda de 392 milhões de euros, penalizando os resultados do banco.
Em 2012, o Société Générale reduziu o número de postos de trabalho e procedeu à venda de activos, para cumprir as normas internacionais quanto ao capital e à liquidez. O desrespeito por estas regras valeu aos bancos franceses o bloqueio no acesso a financiamento em dólares dos EUA, bem como aos mercados de dívida europeus.
Apesar do resultado obtido, Frederic Oudea, CEO do banco francês, afirmou que o banco conseguiu “num ambiente económico turbulento manter um bom nível de actividade económica”, segundo a Bloomberg.
O banco registou uma provisão de 300 milhões de euros, no último trimestre do ano, relacionada com assuntos judiciais, sobre a qual não são conhecidos detalhes. Uma outra provisão, de 686 milhões de euros, respeitante à sua própria dívida no trimestre, foi também registada.