Notícia
Presidente da Fosun elogia "transição política estável" em Portugal
O presidente do grupo chinês Fosun, que detém a Fidelidade e a Luz Saúde, elogiou hoje a "transição política estável" em Portugal, assinalando que o país continua a ser um destino "aberto e recetivo" ao investimento estrangeiro.
"Portugal fez uma transição política estável e o novo Governo assegurou o bom ambiente para os investidores", observou Guo Guangchang, no início de uma conferência com empresários chineses, em Pequim, que contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa.
"Estas são qualidades que reforçam a nossa confiança em Portugal", acrescentou Guo, líder de um dos maiores grupos privados da China, com interesses nos sectores do turismo, saúde, farmácia, imobiliário e aço.
O empresário, considerado o 11.º homem mais rico da China pela revista norte-americana Forbes, referiu ainda o investimento chinês em Portugal, que estimou ter ultrapassado já os 10 mil milhões de euros.
"Portugal é o quarto maior destino do investimento chinês na Europa, ultrapassado apenas por Reino Unido, Alemanha e França", disse.
O grupo Fosun detém em Portugal a seguradora Fidelidade e a Espírito Santo Saúde, reconvertida em Luz Saúde, e uma participação de 5,3% na REN - Redes Energéticas Nacionais.
Em Julho passado, o grupo avançou com uma proposta por 16,7% do banco Millennium bcp, através de um aumento de capital exclusivo.
No ano passado foi também um dos candidatos à compra do Novo Banco, até as negociações terem sido suspensas pelo Banco de Portugal.
António Costa iniciou no sábado uma visita oficial à China que, além de Pequim, o levará também a Xangai, Macau e Shenzhen.