Notícia
Novo Banco vende carteira de malparado por 64,7 milhões
O Novo Banco vendeu o designado "Projeto Orion", uma carteira de malparado, por 64,7 milhões de euros a um consórcio de fundos.
O Novo Banco vendeu a um consórcio de fundos geridos pela britânica West Invest e pela luxemburguesa LX Partners o "Projeto Orion", um "portefólio de créditos não produtivos e ativos relacionados" que inclui mais de 12 mil empréstimos, por 64,7 milhões de euros, informou esta quinta-feira a instituição liderada por António Ramalho.
Em comunicado divulgado na CMVM, o Novo Banco refere que "após conclusão de um processo de venda competitivo, o Banco celebrou Contratos de Compra e Venda com um consórcio de fundos geridos por WEST INVEST UK LIMITED PARTNERSHIP e LX INVESTMENT PARTNERS III S.À.R.L. respetivamente, para a venda do Projeto Orion, um portefólio de créditos não produtivos e ativos relacionados".
O valor nominal (outstanding balance) cifrava-se em 231,3 milhões de euros em setembro último, indica ainda o banco.
"A concretização da transação, nos termos acordados, deverá ter um impacto marginal positivo na posição de capital do novobanco e na demonstração de resultados de 2021", adianta.
"O Projeto Orion inclui créditos não produtivos e ativos relacionados abrangidos pelo Mecanismo de Capital Contingente, estando os contratos sujeitos a ajustamentos de perímetro habituais em operações desta natureza. Estes contratos representam uma redução de 168,1 milhões de euros no montante de crédito não produtivo ("NPL" – non-performing loan)", destaca ainda o Novo Banco.