Notícia
Montepio conclui compra de 44,5% do Banco Terra
A Caixa Económica Montepio Geral finalizou a operação para adquirir 44,537% do banco moçambicano, que se dedica sobretudo ao sector agro-pecuário.
A Montepio Holding, participada da Caixa Económica Montepio Geral, finalizou no passado dia 2 de Dezembro "todos os actos juridicamente necessários à aquisição de 44,537% do capital social do Banco Terra, instituição financeira de direito moçambicano", segundo o comunicado divulgado junto da CMVM.
"Após esta aquisição, a Montepio Holding passa a deter a mesma participação no Banco Terra que o Rabo Development Bank, ficando os accionistas Norwegian Investment Fund for Developing Countries [Fundo de Investimento Norueguês para os Países em Desenvolvimento] e o GAPI SI com participações de, respectivamente, 8,409% e 2,517%", acrescenta o documento.
Esta aquisição vem assim concretizar o acordo e as condições estabelecidas no ‘Joint Venture Agreement’ e no ‘Share Subscription Agreement’, assinados a 25 de Setembro de 2013 pela Montepio Holding, Rabo Development Bank, Norwegian Investment Fund for Developing Countries e GAPI SI com o Banco Terra.
O Banco Terra, com sede em Maputo, dedica-se sobretudo ao sector da agro-pecuária e ao financiamento de toda a cadeia de valor, incluindo agricultores, criadores emergentes, associações e processadores. Outro foco vai para a potencialização das pequenas e médias empresas.
O Montepio já tinha presença no continente africano através do Finibanco Angola, constituído em 2007, com uma participação de 60% no capital social da Finibanco Holding SGPS-SA.