Notícia
Lucros do BBVA sobem e compensam perdas imobiliárias
O Banco Bilbao Vizcaya Argentaria, o segundo maior banco espanhol, afirmou que os lucros do primeiro trimestre conseguiram ofuscar a quebra nas receitas de empréstimos e as perdas no sector imobiliário.
Os lucros do BBVA subiram de 1,01 mil milhões de euros no primeiro trimestre do ano passado para 1,73 mil milhões de euros, no mesmo período de 2013. Este valor ficou ligeiramente abaixo dos 1,76 mil milhões de euros previstos pelos analistas da Bloomberg.
O BBVA e o Santander, os dois maiores bancos espanhóis, prevêem um crescimento dos lucros, numa altura em que a banca espanhola está preocupada em limpar as perdas que teve no sector imobiliário. A fraca economia espanhola, onde o desemprego atingiu já os 27%, ainda apresenta riscos para o BBVA, mesmos com os lucros conseguidos nos mercados emergentes, como o mexicano, segundo noticia a Bloomberg.
“A situação espanhola é difícil mas a história é fácil para eles porque estão em mercados de grande crescimento”, afirmou John Raymond, analista do CreditSights, antes dos resultados serem divulgados.
Segundo o BBVA, os lucros do banco foram reforçados pelos ganhos na venda de um fundo de pensões mexicano e também devido a um acordo de resseguro.
A margem financeira aumentou 0,8% no primeiro trimestre para 3,62 mil milhões de euros, enquanto que os empréstimos brutos aumentaram 4%, afirmou o BBVA. Os empréstimos de cobrança duvidosa aumentaram de 5,1 para 5,3% face ao total.