Notícia
Horta Osório: "Seria útil" um consenso entre PS e PSD para o crescimento
Em entrevista, Horta Osório defende que seria útil um acordo entre PS e PSD para promover o crescimento económico. Ex-banqueiro avisa para o "risco significativo (mas não maioritário)" de a inflação ficar descontrolada.
Horta Osório, que desempenha funções de gestor em reconhecidas organizações, tais como a Fundação Champalimaud e a Bial, defende, em entrevista ao Diário de Notícias, que "seria útil" um acordo entre PS e PSD para o crescimento económico. E avisa que há um "risco significativo" de a inflação ficar descontrolada.
"Seria útil, por duas razões: primeiro, é um objetivo que tem de ser feito, pelo menos, a dez anos, portanto, poderá ter vários governos; em segundo, acho que a sociedade tem de se aglutinar à volta desse objetivo", frisou o antigo banqueiro, lamentando as baixas taxas de crescimento da economia portuguesa quando comparadas com outros países.
Na entrevista, Horta Osório diz que os bancos centrais foram "algo complacentes" ao dizer que a inflação "era um fenómeno temporário". E avisa que há um "risco significativo, não maioritário" de que a inflação fique descontrolada.
"Portanto, é importante que os consumidores e as empresas, dentro de cada caso concreto e dentro das suas possibilidades, tenham cuidado em aumentar a dívida e poupem mais", aconselha.