Notícia
Generali vai comprar os 49% que não controla da parceria PPF Group
A terceira maior seguradora da Europa chegou a acordo para adquirir a parte da parceria criada para o mercado segurador do Centro e do Leste da Europa.
A Assicurazioni Generali vai adquirir os 49% da empresa que detém na PPF, que tem sede na Holanda e foi criada em 2007 numa parceria com Petr Kellner. A operação terá um custo de 2,5 mil milhões de euros para a seguradora italiana.
A aquisição vai ocorrer em duas fases: a primeira é em Março, com os italianos a adquirirem 25% da participada contra um pagamento de cerca de 1,29 mil milhões de euros. Na segunda, no final de 2014, a Generali vai comprar os restantes 24% e pagar o que falta até ao preço final da operação.
O acordo inclui o pagamento de um dividendo de 352 milhões de euros e a entrega de 66% dos lucros conseguidos pela PPF no biénio de 2013 e 2014, segundo a Bloomberg. As duas empresas vão ainda trocar alguns activos, segundo a Bloomberg. A Generali mantém 38,5% da seguradora OEO Ingosstrakh na Rússia, enquanto a PPF ficará com as operações de seguros de finanças pessoais na Rússia, Ucrânia, Bielo-Rússia e Cazaquistão.
Desta forma, a Generali evita recorrer a dívida para financiar o negócio já que a capacidade de geração de “cash-flows” da seguradora ascende a 1,5 mil milhões de euros por ano, segundo explicou o presidente executivo da seguradora, Mario Greco, citado pela Bloomberg numa conferência telefónica com analistas.
A operação “elimina toda a incerteza relativa à nossa estratégia de desenvolvimento na Europa Central e de Leste e aos recursos que temos para a implementar”, afirmou Greco citado pelo Financial Times.