Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

França prepara medidas para atrair empresas financeiras de Londres

As autoridades francesas estão a preparar uma série de medidas para tornar Paris um centro financeiro mais atractivo, na sequência do resultado do referendo no Reino Unido. Já Berlim quer captar as start-ups londrinas.

8 Manuel Valls – França - 179,64 mil euros
REUTERS
Negócios 06 de Julho de 2016 às 13:13
  • 3
  • ...

O governo francês prepara-se para delinear uma série de incentivos para tornar Paris um centro financeiro mais atractivo e tirar partido da decisão dos eleitores britânicos de abandonar a União Europeia.  
  

Segundo a Reuters, o primeiro-ministro francês Manuel Valls decidiu inclusive comparecer esta quarta-feira no Paris Europlace, uma conferência anual que reúne a indústria financeira francesa, e que não costuma contar com a presença de altos membros do Executivo.

"Vamos fazer mais, no futuro, para aumentar a atractividade do centro financeiro de Paris: o governo vai fazer a sua parte", garantiu o governador do Banco de França, Villeroy de Galhau, num discurso proferido na conferência.

Vendo uma oportunidade no resultado do referendo de 23 de Junho, no Reino Unido, os responsáveis do sector financeiro francês pedem condições mais favoráveis para os expatriados em França. Além disso, também querem um corte no imposto cobrado no país para os trabalhadores da área financeira por forma a compensar a ausência de imposto sobre o valor acrescentado no sector.

Embora as exigências desta indústria tenham sido negligenciadas no passado, as suas reivindicações já não estão a cair em saco roto. Na semana passada, o presidente François Hollande admitiu que era necessário tornar Paris um centro mais atractivo para o mundo financeiro, quando, na campanha eleitoral em 2012, dizia que este sector era seu inimigo.

Villeroy prometeu ainda que os reguladores franceses vão examinar rapidamente os pedidos de quaisquer instituições financeiras sediadas no Reino Unido que possam ter a intenção de se estabelecer em França.

"Start-ups, keep calm and move to Berlin"

Também a Alemanha parece querer tirar vantagem do Brexit, tentando convencer as start-ups londrinas a mudarem-se para a capital germânica.

Nas ruas de Londres, uma carrinha tem desfilado um cartaz onde se pode ler "Dear start-ups, keep calm and move to Berlin".

Segundo o Business Insider, o cartaz terá sido criado pelo partido Democrático Liberal da Alemanha, depois de muitas start-ups londrinas – como a DueDil e a Conversocial – terem admitido sair do Reino Unido na sequência do resultado do referendo.

A passagem da carrinha pelas ruas de Londres foi captada pelo repórter da Bloomberg Stephen Morris, que partilhou a fotografia no Twitter. 

Ver comentários
Saber mais Paris União Europeia Alemanha Londres François Hollande Reino Unido banca economia negócios e finanças
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio