Notícia
Donos do antigo BESI comprados por empresa rival chinesa
A aquisição por parte da Guotai Juan Securities vai ser feita através de uma troca de ações, numa altura em que o Haitong tem registado resultados trimestrais dececionantes.
O Haitong Securities, que opera em Portugal através de um banco de investimento com o mesmo nome (o antigo Banco Espírito Santo de Investimento - BESI), vai mudar de mãos, depois de ter sido comprado pelo rival Guotai Juan Securities, segundo noticia a Bloomberg.
A operação vai ser feita através de uma troca de ações, naquela que vai ser uma das maiores fusões de empresas de valores mobiliários na história da China. A aquisição vai criar uma nova entidade com ativos avaliados em cerca de 1,6 biliões de yuan (cerca de 200 mil milhões de euros, ao câmbio atual), suplantando o valor da Citic Securities, a maior corretora chinesa.
As duas partes chegaram a um acordo vinculativo esta quinta-feira, mas a fusão ainda agurda a aprovação das entidades reguladoras, bem como dos seus acionistas. Este acordo surge um ano depois do presidente da China, Xi Jinping, ter pedido uma consolidação do setor, de forma a poder competir com as empresas de Wall Street que se encontram em expansão no país. O objetivo do órgão regulador dos valores mobiliários do país é ter dois ou três bancos que consigam competir no cenário global até 2035.
No âmbito desta operação, o Guotai Juan pretende emitir novos títulos para os acionistas do Haitong. A negociação de ações das duas empresas vai ser interrompida já na próxima sessão de sexta-feira.
A aquisição acontece numa altura em que o Haitong Securities tem apresentado uma série de resultados trimestrais dececionantes, pressionados por prejuízos nas suas atividades internacionais e escândalos judiciais com gestores de topo. No primeiro semestre do ano, os lucros da empresa caíram 75%, quando comparado com o mesmo período do ano passado.
O mesmo cenário tem-se repetido por todo o setor, pressionado ainda por perspetivas económicas pouco favoráveis para a China. Os lucros das empresas têm diminuído nos últimos anos e as previsões para os próximos trimestres não são animadoras, numa altura em que os pesos pesados do setor chinês, como é o caso da China International Capital e da Citic Securities, apresentaram resultados desapontantes no primeiro semestre de 2024.
O Haitong Securities comprou o BESI ao Novo Banco por 379 milhões de euros em 2015, depois da medida de resolução aplicada ao BES um ano antes. Até 2023, o grupo chinês fez investimentos de cerca de 500 milhões de euros na unidade portuguesa de forma a reforçar o seu capital.
Em Portugal, o Haitong Bank, detido pelo Haitong Securities, registou um lucro de 5,1 milhões de euros no primeiro semestre do ano. O resultado é 12,4% superior ao registado no período homólogo.