Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CDS não está convencido com solução do Governo para Banif

João Almeida, deputado centrista, diz que o Governo deve dar mais informação sobre as várias alternativas em cima da mesa.

Bruno Simão/Negócios
22 de Dezembro de 2015 às 20:59
  • 2
  • ...

O CDS sinalizou que poderá opor-se à proposta de alteração do Orçamento Rectificativo apresentada pelo Governo para permitir a resolução do Banif, considerando que o Ministério das Finanças deveria dar mais informação, nomeadamente sobre os custos das várias alternativas, incluindo a imposição de perdas a depósitos superiores a 100 mil euros, como previsto no sistema de resolução que entra em vigor em Janeiro.

 

"Nós não achamos que a solução tenha de ser dada amanhã, na verdade não achamos que tenha de ser dada antes de 31 de Dezembro" afirmou João Almeida, deputado centrista, que criticou a forma como o Governo apresentou a sua solução como a única solução possível.

 

O deputado do CDS defendeu por exemplo que seria importante perceber os impactos de uma resolução do banco em Janeiro, envolvendo perdas para depositantes, e argumentado que hoje a "literacia financeira é muito maior que no passado". Continuou, argumentando que "o que se fez com o BES separou muito melhor o que deve ser protegido pelo Estado e o que não deve ser protegido".

 

"Não poderemos ponderar o voto sem ponderar o que aconteceu em Portugal" nos últimos anos com vários bancos, governos e governadores, argumentou ainda, questionando se "o país está em condições de pedir aos contribuintes o esforços que vai pedir sem prestar contas sobre o papel do Estado na defesa dos contribuintes" nos últimos anos.

 

O ministro das Finanças revelou mais tarde que o Banif tinha 7.411 depósitos acima de 100 mil euros, dos quais 6.374 de particulares. O montante médio destes depósitos era de 283 mil euros, o que eleva para cerca de dois mil milhões de euros o total de depósitos acima de 100 mil euros.

Ver comentários
Saber mais CDS Orçamento Rectificativo Governo Banif Ministério das Finanças João Almeida BES Portugal política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio