Notícia
BPI vai reembolsar o Estado em mais 100 milhões de euros
O BPI vai reembolsar o Estado em mais 100 milhões, reduzindo assim o financiamento para 900 milhões de euros.
O banco liderado por Fernando Ulrich reduz, pela quarta vez, o empréstimo concedido pelo Estado, no âmbito dos programas de recapitalização da banca. O Estado injectou no BPI um total de 1.500 milhões de euros, com o reembolso de 100 milhões que o BPI vai agora fazer, o montante do financiamento fica reduzido a 900 milhões de euros, de acordo com o comunicado de apresentação de resultados emitido pelo BPI.
“Na presente data, o conselho de administração do Banco BPI decidiu solicitar ao Estado português o reembolso de 100 milhões de euros de obrigações subordinadas de conversão contingente, em antecipação do calendário indicativo de reembolso previsto no Plano de Recapitalização. Com este reembolso, o montante de CoCos que se encontra na titularidade do Estado será reduzido para 900 milhões de euros”, adianta a mesma fonte.
O banco liderado por UIrich acrescenta, no comunicado, que se as regras da EBA fossem actualizadas com base actual exposição do Banco BPI à dívida soberana e aos preços actuais da mesma, as necessidades temporárias de capital diminuiriam de 1.184 milhões de euros, em 30 de Setembro de 2011, para 544 milhões de euros, tendo em consideração 31 de Março de 2013.
“A actualização acima explicitada traduzir-se-ia numa redução do buffer em 640 milhões de euros e permitiria o reembolso de igual montante de CoCo. Considerando um montante de CoCo em dívida de 900 milhões de euros (após o reembolso de 100 milhões de euros solicitado na presente data) o montante de CoCo em dívida poderia então reduzir-se para 260 milhões de euros”, adianta a mesma fonte.