Notícia
BCP converte dívida subordinada em capital
O BCP vai lançar uma oferta pública de troca em que convida os investidores em obrigações subordinadas a trocarem estes títulos por acções do banco. A instituição liderada por Nuno Amado aumentará o capital em 428 milhões se a taxa de sucesso da OPT for de 100%. Os títulos serão emitidos a 8 cêntimos.
Os accionistas do BCP vão ser chamados a votar uma proposta de aumento de capital destinada a assegurar a conversão de obrigações subordinadas em acções, de acordo com a convocatória da assembleia-geral anual do banco, agendada para 11 de Maio próximo.
A conversão será feita através de uma oferta pública de troca (OPT) de "valores mobiliários subordinados por acções e consequente reforço por incremento do capital social até 428 milhões de euros", refere a convocatória da reunião.
Caso a OPT seja aceite pela totalidade dos investidores com dívida subordinada, o BCP emitirá 5.350.000.000 novas acções, a um preço de 8 cêntimos. Este valor correspondem "a 93% da média ponderada por volumes da cotação das acções do banco no mercado regulamentado da Euronext Lisbon nos cinco dias de negociação imediatamente anteriores ao dia do lançamento da oferta pública de troca".
(Notícia actualizada às 20h44)