Notícia
BBVA congela salários de 15.000 funcionários em Espanha
O banco liderado por Francisco González comunicou aos sindicatos a decisão de congelar os salários a cerca de 15.000 empregados, algo que acontece há já três anos.
O BBVA conta com 31.697 empregados e pretende congelar os salários, pelo terceiro ano consecutivo, a quase metade da sua força de trabalho, cerca de 15.000 funcionários. Os sindicatos asseguraram à “Europa Press” que solicitaram à entidade que reconsiderasse a decisão, segundo noticia o “Cinco Días”.
O banco resolveu, assim, não aplicar a parte dos seus colaboradores a subida salarial de 1,25% definida no convénio da banca. Esta possibilidade de congelar os salários é uma prática generalizada no sector bancário “desde sempre”, admiritam fontes do sector à “Europa Press”. O próprio Santander fez o mesmo com parte dos seus funcionários, o que afectará uma proporção importante da sua força de trabalho em Espanha.
O congelamento é efectivo desde o primeiro mês deste ano, apesar de a decisão só ter sido comunicada em Fevereiro.
A actual conjuntura económica e a necessidade de manter o plano de custos poderá ter motivado este congelamento, explicaram à “Europa Press” alguns especialistas do sector.