Notícia
Banco Atlantico Europa mais do que duplica lucros com mais clientes e comissões
A subida das comissões foi determinante para o aumento dos resultados líquidos.
O Banco Atlantico Europa (BAE) fechou o primeiro semestre com um resultado líquido de 3,6 milhões de euros, o que representa um crescimento de 116% face aos 1,66 milhões de euros do período homólogo.
Para este resultado contribuiu a subida das comissões, que passaram de 2,97 milhões de euros para 6,35 milhões de euros (crescimento de 114%). Para este aumento terá contribuído o aumento dos recursos de clientes, que também mais do que duplicaram para 1,4 mil milhões de euros. Em sentido inverso, o crédito a clientes baixou 35% para 88 milhões de euros.
O produto bancário cresceu 25% para 13,5 milhões de euros e a margem financeira aumentou 9%. Os custos de funcionamento subiram 28% para 6,9 milhões de euros, "reflectindo o actual período de crescimento do Banco, que já conta com 141 colaboradores", refere em comunicado
O banco liderado por Diogo Cunha assinala que o rácio de solvabilidade fixou-se em 14,7% (abaixo dos 17,1% do período homólogo) e que a rendibilidade anualizada dos capitais próprios foi de 12,2%, o que diz ser "o valor mais elevado que o banco registou desde o seu arranque em 2009".
O Banco Atlantico Europa assinala que os valores entregues para o Fundo de Resolução e Imposto Extraordinário para Sector Bancário aumentaram 66% para 1,4 milhões de euros.
A maioria do capital do Atlantico Europa está nas mãos da Atlantico Financial Group, SARL (89,5%). O Banco Millennium Atlantico detém 7%, a que se juntam mais 3,5% do Nasoluma.