Notícia
Atlântico Europa lucra 3,75 milhões em 2014
O Atlântico Europa, banco controlado pelo angolano Atlântico e que teve ligações à Sonangol, lucrou 3,75 milhões de euros no ano passado, um aumento de 71,5% face a 2013. O aumento das comissões e a redução de custos foram as principais razões para a subida dos resultados.
O banco Atlântico Europa, controlado pelo grupo financeiro angolano Atlântico, do banqueiro Carlos Silva, e que teve ligações à Sonangol quando foi fundado, lucrou 3,75 milhões de euros no ano passado, o que representa um aumento de 71,5% face a 2013, revelou a instituição em comunicado.
O aumento dos resultados reflectiu a subida das comissões e a redução de custos, que mais do que compensaram a queda da margem financeira e dos restantes resultados.
O produto bancário aumentou 3,5%, para 20,4 milhões, graças ao crescimento das comissões líquidas, que avançaram 35,6%, para 6,3 milhões. Já a margem financeira recuou 7%, fixando-se em oito milhões.
A redução dos custos de funcionamento também contribuiu positivamente para os resultados, uma vez que os gastos recuaram 6,9%, para 12,7 milhões. Esta diminuição foi visível tanto nos custos com pessoal (menos 4,1%) como nos restantes encargos (menos 9,4%).
Em termos de actividade, o crédito a clientes aumentou 54,8%, totalizando 114,9 milhões. Já os recursos totais de clientes, incluindo activos sob custódia e depósitos de clientes comerciais e institucionais, subiram 36%, ascendendo a 461 milhões.