Notícia
Angola aprova venda em bolsa de 15% do BFA. BPI acompanha em igual medida
O BPI, acionista com 48,1%, prepara-se para acompanhar a Unitel com uma venda de 15%, o que significa que 30% do capital do banco angolano vai ser cotado em bolsa.
Luanda já oficializou a venda de 15% do Banco de Fomento de Angola (BFA) através de uma Oferta Pública Inicial (IPO) em bolsa e o BPI, para evitar ficar acionista maioritário, vai acompanhar a oferta pública inicial do banco angolano, vendendo em bolsa também 15% do capital, avança, esta segunda-feira, o Jornal Económico.
O despacho presidencial que dá "luz verde" à privatização, por via de um IPO das ações detidas pelo Estado, através da Unitel, representativas de 15% do capital social do BFA, foi publicado no Diário da República de Angola.
O BPI, acionista com 48,1%, prepara-se então para acompanhar a Unitel com uma venda de 15%, o que significa que 30% do capital do BFA vai ser cotado em bolsa, segundo fontes próximas do banco angola, citadas pelo mesmo jornal, que sublinha que, assim, o BFA passará a ser detido em 36,9% pela Unitel e em 33,1% pelo BPI, mantendo-se o atual equilíbrio de forças entre os dois acionistas.