Notícia
Xiaomi apresenta SUV elétrico YU7 para rivalizar com Model Y da Tesla
A chinesa Xiaomi, mais conhecida como fabricante de smartphones mas que começou este ano a produzir automóveis elétricos, apresentou esta terça-feira o YU7, um SUV elétrico com que pretende concorrer com o Model Y da Tesla.
A empresa chinesa mais conhecida por fabricar smartphones lançou o seu primeiro veículo elétrico em março. A apresentação do modelo foi feita pelo fundador da Xiaomi, Lei Jun, numa publicação na rede social chinesa Weibo.
Com cinco metros de comprimento, o YU7 será alimentado com uma bateria de níquel-cobalto-manganésio a produzir pela chinesa CALT. Segundo uma nota do Ministério da Indústria e Tecnologias de Informação da China, o SUV terá uma potência de 220 kW ou 288 kW.
O lançamento de um SUV será um marco para a estratégia de expansão da Xiaomi, que planeia investir 10 mil milhões de dólares na produção de automóveis elétricos.
O YU7 será um trunfo da Xiaomi para enfrentar os gigantes BYD e Tesla num mercado bastante competitivo.
Após o anúncio, as ações da companhia chinesa chegaram a avançar 3,9% na bolsa de Hong Kong, mas viriam a fechar inalteradas. Desde o lançamento, em março, do atualmente único modelo da Xiaomi, o sedan SU7, as ações da empresa acumulam um ganho de mais de 90%.
Para já não se conhecem as especificações ou preço do SUV, mas os analistas da Macquarie Cherry Ma e Eugene Hsiao apontam para que o veículo custe 10% a 15% mais do que o SU7, colocando o YU7 num preço entre os 250 mil e os 330 mil yuan (32.537,5 euros a 42.950 euros, ao câmbio atual). O Model Y tem um preço de entrada na China de 32.531 euros.
A Xiaomi espera fechar o ano com 130 mil unidades entregues do SU7, mais 10 mil veículos do que as anteriores estimativas.