Notícia
Volkswagen prevê pior arranque do que em 2012
A Volkswagen, o maior fabricante automóvel europeu, prepara-se para uma queda nos lucros, neste primeiro trimestre, no mercado europeu, numa altura em que a Europa entra no sexto ano consecutivo de quebras nas vendas no sector.
Os lucros nos primeiros três meses de 2013 vão ser “claramente abaixo” dos que foram obtidos no período homólogo, afirmou o administrador financeiro do grupo, Hans Dieter Poetsch, em entrevista à "Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung", citado pela Bloomberg.
As vendas aumentaram na China, na América do Norte e na Rússia, ajudando o grupo a superar a queda de vendas na Europa. É expectável que as vendas continuem a cair em 2013, com as previsões a apontarem para uma quebra de 5% no mercado europeu.
“A situação na Europa não vai ser mais fácil este ano”, confirmou o analista da Fairesearch, Hans-Peter Wodniok. O crescimento do grupo nos mercados emergentes e nos Estados Unidos irá ajudar a compensar as quebras na Europa. Wodniok considerou a queda de 7,1% nas acções, na passada sexta-feira, um “bocado exagerada”.
As acções da Volkswagen encontram-se a subir 3,6% para 169,70 euros. As acções descem 2,5% este ano, avaliando a empresa em 75,3 mil milhões de euros.
As vendas de automóveis na União Europeia caíram para mínimos de 17 anos, em 2012.