Notícia
Volkswagen prestes a regressar ao mercado de obrigações
O escândalo de emissões poluentes, descoberto em Setembro de 2015, ditou a saída do grupo automóvel desta negociação. A Volkswagen poderá ter de pagar um prémio maior para conquistar investidores.
A Volkswagen prepara-se para regressar ao mercado de obrigações pela primeira vez em dois anos. A notícia é dada pelas agências Bloomberg e Reuters esta quarta-feira, 22 de Março.
O escândalo de emissões poluentes descoberto em Setembro de 2015, e que afectou 11 milhões de carros a gasóleo, ditou a ausência do fabricante automóvel deste mercado.
Agora, a Volkswagen quer seguir em frente e avaliar se os investidores também estão dispostos a ultrapassar o escândalo, numa operação que se desenrolará em quatro fases e com maturidades até 10 anos.
A Reuters diz que este regresso acontece já na quinta-feira, 23 de Março, e que a Volkswagen poderá encaixar entre quatro e cinco mil milhões de euros com as emissões, muito abaixo do que acontecia no passado.
Tim Baker, responsável pela área de crédito da Mutual Global Investors e que já possui obrigações da Volkswagen, classifica à Bloomberg este como um "evento catártico, algo que mostra aos mercados que a Volkswagen está a seguir em frente".
Contudo, o especialista alerta que o grupo alemão poderá de ter de pagar um prémio de emissão para conseguir conquistar investidores nesta primeira fase.
Ainda esta semana, o CEO Matthias Müller informou que não está ciente que existam mais custos significativos associados ao escândalo de emissões e reconheceu que as disputas legais se vão arrastar durante anos. A Volkswagen pôs de lado mais de 22 mil milhões de euros em provisões para cobrir os custos que terá neste caso.