Notícia
Volkswagen planeia seis fábricas de baterias para carros elétricos na Europa. Portugal na corrida com França e Espanha
O grupo Volkswagen pretende ter seis fábricas de baterias para veículos elétricos na Europa até 2030. O fabricante automóvel alemão planeia que estas seis unidades tenham uma capacidade de produção de 240 GWh. Uma das fábricas poderá vir para Portugal, mas o país enfrenta a concorrência de Espanha e França.
O Grupo Volkswagen planeia construir seis fábricas de produção de baterias para veículos elétricos na Europa até 2030, anunciou esta segunda-feira o fabricante automóvel alemão. Portugal é uma das possibilidades para uma das fábricas, mas enfrenta a concorrência de peso de Espanha e França.
No "Power Day", o grupo indicou que as seis "gigafactories" deverão totalizar uma capacidade de produção de 240 GWh.
Nesse sentido, o grupo já acordou parcerias com empresas do setor energético como a BP, no Reino Unido, a Iberdrola, em Espanha, e a Enel, em Itália.
O objetivo do plano estratégico da Volkswagen é "reduzir a complexidade e os custos das baterias para permitir tornar os automóveis elétricos atrativos e viáveis para o máximo de pessoas possível", refere o grupo.
"Juntamente com os nossos parceiros queremos construir seis fábricas de baterias na Europa que deverão estar em funcionamento em 2030, garantindo a segurança dos fornecimentos", disse Thomas Schmall, administrador responsável pela divisão de Tecnologia do grupo.
A primeira gigafactory, na Suécia, deverá começar a produção em 2023, e a segunda, na cidade alemã de Salzgitter, em 2025.
Recentemente, foi anunciado pelo Governo espanhol uma parceria público-privada para a instalação de uma fábrica de baterias no país vizinho e que conta com a Seat, Volkswagen e Iberdrola como integrantes do consórcio.
Assim, a fábrica no sul da Europa, prevista para 2026, será disputada entre Portugal, Espanha e França, mas Portugal parece partir em desvantagem.
(Notícia atualizada com informação sobre localização das fábricas)
No "Power Day", o grupo indicou que as seis "gigafactories" deverão totalizar uma capacidade de produção de 240 GWh.
O objetivo do plano estratégico da Volkswagen é "reduzir a complexidade e os custos das baterias para permitir tornar os automóveis elétricos atrativos e viáveis para o máximo de pessoas possível", refere o grupo.
"Juntamente com os nossos parceiros queremos construir seis fábricas de baterias na Europa que deverão estar em funcionamento em 2030, garantindo a segurança dos fornecimentos", disse Thomas Schmall, administrador responsável pela divisão de Tecnologia do grupo.
A primeira gigafactory, na Suécia, deverá começar a produção em 2023, e a segunda, na cidade alemã de Salzgitter, em 2025.
Recentemente, foi anunciado pelo Governo espanhol uma parceria público-privada para a instalação de uma fábrica de baterias no país vizinho e que conta com a Seat, Volkswagen e Iberdrola como integrantes do consórcio.
Assim, a fábrica no sul da Europa, prevista para 2026, será disputada entre Portugal, Espanha e França, mas Portugal parece partir em desvantagem.
(Notícia atualizada com informação sobre localização das fábricas)