Notícia
UE acorda instalar postos de carregamento de carros elétricos em todo o bloco
Até 2026, as principais estradas devem ter um posto de abastecimento a cada 60 quilómetros. No caso de camiões, o compromisso é que o intervalo seja de 120 quilómetros e que metade esteja instalado até 2028.
A União Europeia chegou a acordo para instalar postos de carregamento para veículos elétricos e movidos a hidrogénio em toda a região nos próximos anos. A decisão visa facilitar a transição da utilização de carros a combustão para outras fontes de energia.
O acordo, segundo a Bloomberg, terá sido alcançado durante a noite e prevê que, até 2026, as principais estradas tenham um posto de carregamento a cada 60 quilómetros. No caso de camiões, o compromisso é que o intervalo seja de 120 quilómetros e que metade esteja instalado até 2028.
Já até 2031, devem existir estações de hidrogénio a cada 200 quilómetros.
A medida tem o objetivo de reduzir os entraves à adoção de veículos alimentados a partir de "fontes mais limpas", uma vez que a falta de infraestrutura é um dos principais fatores apontados.
Este acordo surge na mesma semana em que foi aprovada a lei que proíbe a venda de carros novos a gasolina ou gasóleo na União Europeia a partir de 2035.
"Temos de descarbonizar o setor dos transportes, que ainda é responsável por uma grande quantidade das emissões", afirmou Ismail Ertug, legislador responsável pelas negociações.
O acordo, segundo a Bloomberg, terá sido alcançado durante a noite e prevê que, até 2026, as principais estradas tenham um posto de carregamento a cada 60 quilómetros. No caso de camiões, o compromisso é que o intervalo seja de 120 quilómetros e que metade esteja instalado até 2028.
A medida tem o objetivo de reduzir os entraves à adoção de veículos alimentados a partir de "fontes mais limpas", uma vez que a falta de infraestrutura é um dos principais fatores apontados.
Este acordo surge na mesma semana em que foi aprovada a lei que proíbe a venda de carros novos a gasolina ou gasóleo na União Europeia a partir de 2035.
"Temos de descarbonizar o setor dos transportes, que ainda é responsável por uma grande quantidade das emissões", afirmou Ismail Ertug, legislador responsável pelas negociações.