Notícia
Tesla planeia construir carro de 25 mil euros na Alemanha
A Tesla pretende construir um carro que vai custar 25 mil euros. A fabricante indica que está perto de terminar uma inovação que irá permitir acelerar a produção e baixar o preço.
A Tesla planeia construir carros de 25 mil euros na sua fábrica perto de Berlim. Um avanço que era há muito esperado e que tem o objetivo de gerar aquisições em massa dos veículos da marca, noticia a Reuters, citando uma fonte com conhecimento do assunto.
Os elevados preços dos carros elétricos, juntamente com um cenário de taxas de juro elevadas, têm sido um dos fatores a inibir a venda destes carros na Europa e nos Estados Unidos.
Segundo dados compilados pela JATO Dynamics e consultados pela Bloomberg, o preço médio de um veículo elétrico na Europa, na primeira metade de 2023, estava acima dos 65 mil euros, o que compara com cerca de 31 mil euros na China. Em Portugal, o Tesla mais barato, o Modelo 3, custa 39.390 euros na sua versão inicial.
Várias fontes explicam à Reuters que a fabricante, liderada por Elon Musk, estará a trabalhar numa inovação que vai permitir fundir quase toda a parte inferior da carroçaria numa só peça, o que permitirá acelerar a produção e reduzir os custos.
A expansão para o mercado de massas era um dos objetivos de Musk, dada a meta de entregar 20 milhões de carros até 2030. Em 2022, o CEO revelou que ainda não tinha dominado a tecnologia e acabou por arquivar o plano.
Esta é também uma das características que tem distinguido a Tesla de marcas como a Volkswagen, uma vez que a fabricante alemã se tem focado mais em proteger as margens na transição para os veículos elétricos ao invés de apostar em objetivos de produção.
Na passada sexta-feira, Elon Musk visitou a fábrica em Gruenheide, a leste de Berlim, e anunciou um aumento dos salários em 4%, bem como uma subida de 18% no prazo de um ano a um ano e meio. Isto depois de críticas dos sindicatos de que os salários nesta fábrica eram cerca de 20% mais baixos face ao que outras fabricantes estavam a remunerar.
Além de um novo modelo, a Tesla planeia duplicar a capacidade da fábrica para cerca de um milhão de veículos por ano, mas ainda não revelou quantos carros vendeu por mês desde março.
As autoridades locais revelaram que, em outubro, pediram à marca que submetesse mais informação sobre como os planos de expansão iriam interagir com as leis de conservação da natureza, indicando que, depois disso, tomariam uma decisão sobre a aprovação. No entanto, não foi fornecido um prazo para o parecer.
Os elevados preços dos carros elétricos, juntamente com um cenário de taxas de juro elevadas, têm sido um dos fatores a inibir a venda destes carros na Europa e nos Estados Unidos.
Várias fontes explicam à Reuters que a fabricante, liderada por Elon Musk, estará a trabalhar numa inovação que vai permitir fundir quase toda a parte inferior da carroçaria numa só peça, o que permitirá acelerar a produção e reduzir os custos.
A expansão para o mercado de massas era um dos objetivos de Musk, dada a meta de entregar 20 milhões de carros até 2030. Em 2022, o CEO revelou que ainda não tinha dominado a tecnologia e acabou por arquivar o plano.
Esta é também uma das características que tem distinguido a Tesla de marcas como a Volkswagen, uma vez que a fabricante alemã se tem focado mais em proteger as margens na transição para os veículos elétricos ao invés de apostar em objetivos de produção.
Na passada sexta-feira, Elon Musk visitou a fábrica em Gruenheide, a leste de Berlim, e anunciou um aumento dos salários em 4%, bem como uma subida de 18% no prazo de um ano a um ano e meio. Isto depois de críticas dos sindicatos de que os salários nesta fábrica eram cerca de 20% mais baixos face ao que outras fabricantes estavam a remunerar.
Além de um novo modelo, a Tesla planeia duplicar a capacidade da fábrica para cerca de um milhão de veículos por ano, mas ainda não revelou quantos carros vendeu por mês desde março.
As autoridades locais revelaram que, em outubro, pediram à marca que submetesse mais informação sobre como os planos de expansão iriam interagir com as leis de conservação da natureza, indicando que, depois disso, tomariam uma decisão sobre a aprovação. No entanto, não foi fornecido um prazo para o parecer.