Notícia
Renault reforça liderança e marcas de luxo disparam vendas
A Renault reforçou a liderança nas vendas de automóveis em Portugal nos primeiros cinco meses do ano, período em que as marcas de luxo foram as que mais cresceram.
As vendas de automóveis novos em Portugal aumentaram 13,5% para 27.171 unidades no mês de Maio, de acordo com os dados da ACAP revelados esta quinta-feira, 1 de Junho. Uma subida que surge depois do aumento de 17,9% em Abril e da queda de 2,2% em Março.
No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, as vendas do mercado automóvel em Portugal aumentaram 7,8% para 119.291 novos veículos.
A Renault vendeu 3.494 unidades no último mês do ano, um crescimento homólogo de 31,5%. No acumulado do ano a Renault aumentou as vendas em 27,9%, reforçando a sua quota de mercado para 14,26%, bem acima dos 11,98% registados no mesmo período do ano passado.
A Peugeot mantém o segundo lugar, tendo também aumentado a quota de mercado para 9,93%. Em sentido inverso, a Volkswagen viu as vendas baixarem 2,7% no acumulado dos primeiros cinco meses do ano, o que originou uma queda da quota para 7,79%.
A Volkswagen continua a perder quota de mercado, num movimento que se regista desde que estalou o escândalo da manipulação das emissões de poluentes. Há um ano, a Volkswagen tinha uma quota de mercado superior a 8,5%.
A fabricante alemã tem agora outra marca do mesmo país mais perto, já que a Mercedes aumentou as vendas em 4,8% e reforçou a quota para 7,10%. A BMW e a Fiat surgem na cada dos 6%, enquanto a Opel e Nissan estão ligeiramente abaixo.
Entre as marcas que mais estão a aumentar as vendas este ano destacam-se as de luxo. A Porsche vendeu 95 unidades nos primeiros cinco meses do ano, o que representa um crescimento de 79,2%. A Maserati cresceu 82,4% (31 unidades), a Ferrari 42,9% (10 unidades) e Aston Martin 125% (9 unidades).