Notícia
Rede de carregamento de carros elétricos supera metas, mas na Europa vendas são excepção
Portugal contraria a tendência europeia no que toca à rede de carregamento de carros elétricos, tendo mesmo já superado as metas, segundo o Público.
Portugal já superou as metas europeias, que entraram em vigor em abril deste ano, no que toca aos postos de carregamento para carros elétricos. Uma posição que contraria a tendência geral de quebra na Europa, segundo o Público.
A Comissão Europeia estipulou como meta atingir 3,5 milhões de pontos de carregamento até 2030. O problema? Para tal, será necessário quadruplicar o atual número nos próximos cinco anos, ou seja, construir quase 10.200 pontos todas as semanas durante esse período.
O mercado português foi também onde a aquisição de veículos elétricos mais cresceu, tendo registado uma subida homóloga de 13,3% nos primeiros três trimestres e, ao mesmo tempo, registou uma queda na venda de novos carros a gasóleo de cerca de 8,8%, Um comportamento que também não segue a tendência europeia. Na União Europeia, o número de novos elétricos matriculados caiu 5,8%, nos primeiros nove meses de 2024.