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Quase 16% dos carros vendidos até maio são elétricos

Em maio foram matriculados em Portugal 3.147 ligeiros de passageiros totalmente elétricos, uma quebra de 6,8% face a igual mês do ano passado.

Carros elétricos vão representar 33% dos novos carros em 2030, estimam os analistas do Goldman Sachs.
Toby Melville/Reuters
03 de Junho de 2024 às 21:37
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O mercado automóvel português cresceu 2,4% em maio face a igual mês de 2023, com um total de 23.218 veículos matriculados. A maior subida pertenceu as comerciais ligeiros (22,4%), enquanto os ligeiros de passageiros, que representam cerca de 85% do mercado, apenas registaram um crescimento marginal de 0,2%, segundo dados divulgados esta segunda-feira pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP). Nos pesados o aumento foi de 1,5%.

Já no acumulado dos primeiros cinco meses do ano o crescimento nas matrículas de veículos novos ascende a 11%, para 112.633 unidades. Aqui, mais uma vez, a subida mais pronunciada pertence aos ligeiros de mercadorias, com uma subida de 26,8%, ao passo que nos ligeiros de passageiros o incremento cifra-se em 9,2%, totalizando 96.223 carros. Nos pesados assiste-se a um aumento de 6,6%, para 3.038 viaturas.

Nos ligeiros de passageiros, a Peugeot mantém-se como líder do mercado nacional até ao final de maio, tendo entregue 9.811 automóveis, mais quatro do que em igual período do ano passado. Segue-se a Renault, com 7.467 unidades, uma quebra de 1,7%, que vê a Dacia aproximar-se perigosamente da vice-liderança. A marca romena do Grupo Renault soma 7.289 veículos matriculados, mais 19,3% do que há um ano.

Elétricos quebram em maio mas ainda crescem no ano

No que toca aos ligeiros de passageiros totalmente elétricos, o mês passado registou uma quebra homóloga de 6,4%, para 3.127 unidades. Ainda assim, no acumulado desde o início do ano o saldo é ainda positivo, com os 15.294 veículos matriculados a traduziram um crescimento de 11,7% e representanto 16% do total.

A Tesla mantém a hegemonia, tendo entregue 906 unidades em maio, uma subida homóloga de 4,5%, e acumulando já 4.245 veículos matriculados este ano, mais 30,8% do que em igual período de 2023.

Segue-se a BMW, com 1.599 unidades entregues em 2024, o que representa uma subida de 49,3%. A fechar o pódio, a Volvo soma 1.145 veículos, o que representa um crescimento homólogo de 68,6%.

A chinesa BYD merece destaque ao ocupar já o sétimo posto, com 715 carros entregues, ameaçando ultrapassar a Citroën, que conta com 770 automóveis elétricos matriculados este ano, e até mesmo a Peugeot, que soma 895 elétricos entregues.
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