Notícia
Publicidade da Jaguar passa para a Young & Rubican
A conta de publicidade da Jaguar em Portugal vai passar para a Young & Rubican no âmbito da estratégia de lançamento do modelo X-Type no verão, revelou ao Canal de Negócios Vera Nobre da Costa, presidente daquela agência.
A Jaguar vai atribuir um orçamento de 85 milhões de euros (17 milhões de euros) à campanha de lançamento mundial do modelo mais acessível da história da Jaguar: o X-Type.
«O X-type pretende atingir um público mais jovem, mas a fiscalidade automóvel nacional não permite um investimento publicitário elevado para uma marca como esta, pelo que ainda não existe um investimento previsto» revelou a mesma fonte.
Esta iniciativa coincide com a mudança das agências de publicidade J. Walter Thompson e Ogilvy & Mather que foram substituidas pela Young & Rubicam.
Além da Jaguar, «a Land Rover já passou para a tutela da Young & Rubicam, num altura em que a marca britânica de veículos “Todo-o-Terreno” foi prejudicada pelo aumento da carga fiscal sobre este tipo de veículos» acrescentou a mesma fonte.
Duplicar as vendasEm 2001, a Jaguar quer superar a barreira dos 100 mil veículos vendidos com a ajuda do X-Type. Concorrente do Mercedes C, BMW Série 3 e Audi A4, este modelo estará à venda em Junho por (10 mil contos). Em 2002, este objectivo deverá permitir superar as 170 mil unidades vendidas.
.A nível mundial, a Jaguar vendeu em 2000, 90.031 veículos, o que representou um aumento de 20% em relação ao ano anterior, em parte devido ao sucesso que o S-Type tem vindo a gozar. O F-Type será o passo seguinte ao X-type, com data prevista de lançamento a partir de 2004.
Ao contrário dos mercados mundiais, as vendas da Jaguar em Portugal no ano passado, caíram 17,7%, para um total de 158 unidades.