Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PSA e Total aliam-se para produzir um milhão de baterias por ano

O grupo PSA e a Total criaram uma "joint-venture" para a produção de baterias para automóveis elétricos. O objetivo é alcançar uma produção anual de um milhão de baterias em 2030 e o investimento estimado ascende a cinco mil milhões de euros.

17º Patrick Pouyanné, TOTAL
Bloomberg
30 de Janeiro de 2020 às 15:35
  • ...
O grupo PSA e a Total criaram uma "joint-venture", a Automotive Cell Company (ACC), para a produção de baterias para automóveis elétricos. O objetivo é alcançar uma produção anual de um milhão de baterias em 2030 e o investimento estimado ascende a cinco mil milhões de euros, revelou esta quinta-feira Patrick Pouyanne, CEO da petrolífera francesa.

"[Um milhão de baterias] representa cerca de 10 a 15% do mercado e irá exigir cinco mil milhões de euros de investimento. É uma aposta muito importante", referiu Poyanne no lançamento de uma linha-piloto do projeto no sudeste de França.

O projeto conta com apoios públicos de França, Alemanha e da União Europeia, tendo a Comissão Europeia aprovado em dezembro 3,2 mil milhões de euros em ajudas estatais de sete países para projetos de investigação e desenvolvimento no setor das baterias, incluindo o projeto da PSA e Total.

A Total indicou que os apoios públicos ao projeto ascendem a 1,3 mil milhões de euros durante a fase de desenvolvimento.

"Precisamos de andar rapidamente. Os nossos clientes pedem baterias elétricas porque existe procura na Europa. Temos de lançar a fase industrial de produção das baterias em 2023/2023 em França e na Alemanha, com a Opel", referiu Pouyanne.

A fase inicial prevê uma fábrica de grande dimensão para produção de 8 gigawatt hora (GWh) inicialmente, que, mais tarde, será reforçada para 24 GWh.

Uma segunda fábrica de igual capacidade será construída na Alemanha. A tecnologia para as baterias será desenvolvida pela Saft, subsidiária da Total.

"Estou convicto de que este projeto, com o nosso parceiro Total/Saft, irá criar um 'player' de referência no desenvolvimento e produção de baterias para automóveis elétricos na Europa", afirmou Carlos Tavares, CEO da PSA, citado num comunicado.

O mercado europeu de veículos elétricos deverá atingir cerca de 400 GWh em 2030, o que corresponde a 15 vezes mais do que os níveis atuais e que se traduzirá em mais de sete milhões de veículos.

Ver comentários
Saber mais Total PSA Automotive Cell Company Patrick Pouyanne ACC França Alemanha Europa Saft automóvel carlos tavares
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio