Notícia
Produção de veículos da Toyota recua pelo nono mês
A produção de veículos da gigante japonesa registou em outubro a nona quebra mensal consecutiva em termos homólogos. Ainda assim, as vendas subiram e atingiram mesmo um máximo histórico para um mês de outubro.
A produção de veículos da Toyota recuou 0,8% em outubro face a igual mês do ano passado, cifrando-se em 893.164 unidades, anunciou esta quinta-feira a gigante japonesa. Ainda assim, a quebra, que foi a nona consecutiva, foi bem mais ligeira do que o decréscimo de 8% registado em setembro.
Em termos de vendas mundiais, contudo, o maior fabricante automóvel mundial registou a primeira subida em cinco meses, com um aumento de 1,4% para 903.103 viaturas.
A penalizar a produção estiveram principalmente as fábricas nos EUA e na China. Nos Estados Unidos o número de carros a saírem das linhas de produção recuaram 13%, essencialmente devido a uma paragem de quatro meses na produção dos SUV Grand Highlander e Lexus TX devido a um problema com os airbags. Esta paragem apenas terminou a 21 de outubro.
Já na China a quebra cifrou-se em 9%, fruto da concorrência feroz com as marcas chinesas. Por último, na Tailândia a fraca procura levou a uma redução de 13% nos volumes produzidos.
Pela positiva, a produção no Japão, que representa cerca de um terço do total, observou-se um aumento de 8%.