Notícia
Peugeot 308 é o Carro do Ano Nacional 2022
O Peugeot 308 acabou por merecer a preferência da maioria dos jurados na ronda de votação final onde se defrontou com os outros seis finalistas: Cupra Born, Hyundai Ioniq 5, Kia EV6, Nissan Qashqai, Skoda Enyaq e Toyota Yaris Cross. Destaque para a presença de quatro automóveis elétricos na lista de sete finalistas.
09 de Março de 2022 às 00:01
O Peugeot 308 é o grande vencedor da 39ª edição do Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2022, uma iniciativa do grupo Impresa na qual o Jornal de Negócios/Negócios.pt participa na qualidade de membro do júri.
No total, concorreram a esta edição do concurso 34 automóveis, com diferentes modelos e versões, dos quais 22 candidatos ao título de vencedor do Carro do Ano.
O Peugeot 308 acabou por merecer a preferência da maioria dos jurados na ronda de votação final onde se defrontou com os outros seis finalistas: Cupra Born, Hyundai Ioniq 5, Kia EV6, Nissan Qashqai, Skoda Enyaq e Toyota Yaris Cross. Destaque para a presença de quatro automóveis elétricos na lista de sete finalistas.
A terceira geração do compacto francês, que sucede ao Seat Leon, conta com uma estética atraente, está maior, mais espaçoso, traz duas versões híbridas, tanto para a berlina como para a carrinha, e terá uma variante 100% elétrica em 2023. Foi considerado pelos jurados como a proposta mais racional adaptada à realidade do nosso país.
Os galardões do Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2022 contemplaram ainda um total de oito classes: Citadino, Desportivo, Familiar, SUV Compactos (inclui Crossovers), Grandes SUV, Elétrico, Híbrido e Híbridos Plug-in.
Os vencedores são os seguintes:
Carro do ano – Peugeot 308
Citadino do Ano – Hyundai Bayon
Elétrico do ano – Kia EV6
Híbrido do Ano – Toyota Yaris Cross
Desportivo do ano – Peugeot 508 PSE
Híbrido plug in do ano – Peugeot 308 Hybrid
Familiar do ano – Škoda Enyaq IV 80
Grande SUV do Ano – Kia Sorento PHEV
SUV Compacto do ano – Nissan Qashqai MHEV
Vinte jurados, em representação dos principais órgãos de comunicação social do país, realizaram testes dinâmicos com os diferentes modelos a concurso. Estética, performances, segurança, fiabilidade, preço e sustentabilidade ambiental foram algumas das áreas de avaliação.
Prémio Tecnologia e Inovação
Este ano, o vencedor do Prémio Tecnologia e Inovação é o Projeto V2X da Bosch Car Multimédia. O projeto 'Easy Ride' desenvolvido pela 'Bosch Car Multimédia', em Braga, contempla cinco subprojetos, onde se inclui o 'Vehicle to X Communication' (V2X).
O projeto é focado nas várias vertentes autónomas, em que o veículo terá um 'cockpit' inteligente de maneira a proporcionar uma viagem personalizada ao ocupante, tendo, ao mesmo tempo, noção do estado do próprio automóvel e do que o rodeia; o ambiente, outros veículos autónomos, veículos de duas rodas, peões, entre outros.
Personalidade do Ano
Finalmente, a Comissão Executiva do concurso decidiu distinguir Miguel Sanches, vice-presidente de operações da Volkswagen do Brasil e América do Sul, como Personalidade do Ano.
Pela sua participação profissional e empenho pessoal, Miguel Sanches contribui inequivocamente para o desenvolvimento do setor automóvel em Portugal.
Miguel Sanches esteve seis anos à frente da Autoeuropa. Miguel Sanches foi o responsável máximo da fábrica no arranque da produção do Volkswagen T-Roc. Também esteve aos comandos da unidade fabril durante a pandemia, que obrigou a uma adaptação profunda da Autoeuropa.
Miguel Sanches chefiou a Autoeuropa desde 2015, mas já tinha estado na fábrica de Palmela entre 1993 e 2011. No final de 2021, deixou a Autoeuropa para rumar a um novo projeto no seio do grupo Volkswagen.
No total, concorreram a esta edição do concurso 34 automóveis, com diferentes modelos e versões, dos quais 22 candidatos ao título de vencedor do Carro do Ano.
A terceira geração do compacto francês, que sucede ao Seat Leon, conta com uma estética atraente, está maior, mais espaçoso, traz duas versões híbridas, tanto para a berlina como para a carrinha, e terá uma variante 100% elétrica em 2023. Foi considerado pelos jurados como a proposta mais racional adaptada à realidade do nosso país.
Os galardões do Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2022 contemplaram ainda um total de oito classes: Citadino, Desportivo, Familiar, SUV Compactos (inclui Crossovers), Grandes SUV, Elétrico, Híbrido e Híbridos Plug-in.
Os vencedores são os seguintes:
Carro do ano – Peugeot 308
Citadino do Ano – Hyundai Bayon
Elétrico do ano – Kia EV6
Híbrido do Ano – Toyota Yaris Cross
Desportivo do ano – Peugeot 508 PSE
Híbrido plug in do ano – Peugeot 308 Hybrid
Familiar do ano – Škoda Enyaq IV 80
Grande SUV do Ano – Kia Sorento PHEV
SUV Compacto do ano – Nissan Qashqai MHEV
Vinte jurados, em representação dos principais órgãos de comunicação social do país, realizaram testes dinâmicos com os diferentes modelos a concurso. Estética, performances, segurança, fiabilidade, preço e sustentabilidade ambiental foram algumas das áreas de avaliação.
Prémio Tecnologia e Inovação
Este ano, o vencedor do Prémio Tecnologia e Inovação é o Projeto V2X da Bosch Car Multimédia. O projeto 'Easy Ride' desenvolvido pela 'Bosch Car Multimédia', em Braga, contempla cinco subprojetos, onde se inclui o 'Vehicle to X Communication' (V2X).
O projeto é focado nas várias vertentes autónomas, em que o veículo terá um 'cockpit' inteligente de maneira a proporcionar uma viagem personalizada ao ocupante, tendo, ao mesmo tempo, noção do estado do próprio automóvel e do que o rodeia; o ambiente, outros veículos autónomos, veículos de duas rodas, peões, entre outros.
Personalidade do Ano
Finalmente, a Comissão Executiva do concurso decidiu distinguir Miguel Sanches, vice-presidente de operações da Volkswagen do Brasil e América do Sul, como Personalidade do Ano.
Pela sua participação profissional e empenho pessoal, Miguel Sanches contribui inequivocamente para o desenvolvimento do setor automóvel em Portugal.
Miguel Sanches esteve seis anos à frente da Autoeuropa. Miguel Sanches foi o responsável máximo da fábrica no arranque da produção do Volkswagen T-Roc. Também esteve aos comandos da unidade fabril durante a pandemia, que obrigou a uma adaptação profunda da Autoeuropa.
Miguel Sanches chefiou a Autoeuropa desde 2015, mas já tinha estado na fábrica de Palmela entre 1993 e 2011. No final de 2021, deixou a Autoeuropa para rumar a um novo projeto no seio do grupo Volkswagen.