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Mercedes prevê que elétricos e híbridos pesem 30% das suas vendas em Portugal

O CEO da marca alemã em Portugal, Pierre-Emmanuel Chartier, indicou esta terça feira que a oferta de veículos eletrificados atingirá os 24 modelos, dos quais quatro totalmente elétricos. 

Mercedes-Benz GLE 63S
Lusa, EPA, Reuters
07 de Janeiro de 2020 às 13:56
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A Mercedes-Benz prevê que os veículos elétricos e híbridos plug in representem 30% das suas vendas no mercado português este ano. 

 

O CEO da marca alemã em Portugal, Pierre-Emmanuel Chartier, indicou esta terça feira que a oferta de modelos eletrificados atingirá os 24 modelos, dos quais quatro totalmente elétricos. 

 

O responsável destacou ainda que a Mercedes aumentou as vendas pelo sétimo ano consecutivo e superou pela primeira vez as 16.500 unidades vendidas no mercado português. "Foi um ano muito bom para a Mercedes-Benz Portugal", frisou, indicando que incluindo a Mercedes-Benz, a Smart e a Mercedes Vans as vendas atingiram os 22.500 veículos. As vendas da Mercedes-Benz subiram 0,6%, enquanto a Smart cresceu 27% no último ano em que comercializou veículos de combustão interna. A divisão de comerciais ligeiros apresentou um acréscimo de 10% nas vendas.

 

Chartier sublinhou também que a Smart registou o melhor desempenho de sempre em Portugal e que a sua quota de mercado de 1,8% é, a par de Itália, a mais elevada em todo o mundo. 

Já Nuno Mendonça, diretor-geral de vendas e marketing da Mercedes, destacou que as vendas triplicaram face às 5.556 unidades vendidas em 2012 e que o crescimento ainda que ligeiro mostra uma "consolidação" da marca germânica. "Nós gostamos de crescer de forma sustentada", disse.

E, acrescentou, a Mercedes limitou alguns canais de venda, nomeadamente o rent-a-car, porque a estratégia da marca não é centrada no volume. "A procura neste segmento foi o dobro ou o triplo do que aquilo que estamos dispostos a canalizar para esta área", referiu.

Pierre-Emmanuel Chartier reforçou esta ideia, indicando que "não é ambição da Mercedes competir com a Renault ou a Peugeot pela liderança do mercado. Queremos ser líderes no segmento premium, o que sucede desde 2015".

Questionado sobre o impacto que alterações aos benefícios fiscais poderão ter, Nuno Mendonça notou que a Mercedes "tem um grande peso dos clientes particulares" e que "o sucesso da marca não está dependente de incentivos fiscais".


Investimento de 40 milhões em concessionários até 2021
A rede de concessionários da Mercedes-Benz Portugal será alvo de um investimento de "cerca de 40 milhões de euros" até ao final de 2021, indicou também o CEO da fabricante alemã.

Este investimento, que será suportado pelos concessionários contando com o apoio técnico da Mercedes, permitirá alcançar 21 stands no final do próximo ano. Os espaços remodelados irão contar com uma arquitetura mais moderna, menos veículos em exposição e um foco muito maior no digital.

De acordo com Nuno Mendonça, os restantes cerca de 24 stands apenas serão sujeitos a um "upgrade em termos digitais".

(Notícia atualizada com mais informação às 15:40)

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