Notícia
Lucros da Suzuki crescem 10% devido à fraqueza do iene
Os lucros do construtor japonês de veículos Suzuki cresceram 10% de 20,2 mil milhões de ienes (175 milhões de euros) para os 22,3 mil milhões de ienes (192,3 milhões de euros), devido à queda da divisa nipónica, anunciou a empresa.
A marca de motociclos e de automóveis detida em 20% pela norte-americana General Motors (GM) estima ter beneficiado da fraqueza da moeda japonesa, que contribuiu para uma subida das exportações de toda a gama de veículos de passageiros, todo-o-terreno e motociclos.
Para fazer face à redução da procura de veículos no mercado doméstico, «a empresa iniciou no início do último exercício um plano ambicioso de redução de custos, de modo a aumentar a rentabilidade do negócio», afirmou em comunicado Katsuhiro Yokota, administrador executivo da empresa.
As sinergias entre a General Motors e a Suzuki deverão crescer nos próximos três anos com o lançamento de modelos desenvolvidos em comum. As duas empresas desenvolveram em conjunto o Opel Agila e o Suzuki Wagon R, sendo este último produzido na fábrica húngara de Magyar. O Opel Agila é produzido na unidade fabril polaca de Gliwice.