Notícia
Lucros da Toyota Caetano mais do que duplicam para 5 milhões
A empresa beneficiou com a retoma no mercado automóvel e com o aumento das vendas na unidade de fabrico em Ovar.
A Toyota Caetano fechou o primeiro semestre deste ano com um resultado líquido de 5,1 milhões de euros, que compara de forma favorável com o obtido no mesmo período do ano passado (2 milhões de euros).
Em comunicado à CMVM, a empresa que comercializa a marca Toyota em Portugal assinala que o volume de negócios aumentou 14,5% para 202 milhões de euros.
Um crescimento que a empresa justifica com o "crescimento verificado no mercado automóvel em Portugal e que de alguma forma foi acompanhado pelos níveis de actividade registados no Grupo Toyota Caetano, mas também pelo claro crescimento e franca melhoria de rentabilidade do projecto de montagem de veículos todo terreno para exportação (LC70), na unidade fabril de Ovar".
O contributo da área industrial dos veículos automóveis para o volume de negócios aumentou para 30 milhões de euros, sendo que no primeiro semestre a Unidade Fabril de Ovar produziu um total de 1.288 viaturas, o que se situa "ligeiramente acima do que havíamos perspectivado para este período (1.180 viaturas)".
Quanto à Toyota, comercializou 5.610 automóveis em Portugal, o que corresponde a uma subida de 5,2% e a uma quota de mercado de 3,8%.
A Toyota Caetano chegou a Junho com um EBITDA de 17 milhões de euros, o que traduz um crescimento de 65%.
Nas perspectivas para o resto do ano, a empresa assinala que "a partir de Setembro prevê-se o retomar do ritmo normal de actividade e até uma aceleração nos últimos meses do ano, como vem sendo habitual" e destaca que "foi concretizado um negócio de frota considerável (cerca de 290 unidades) cujo impacto ocorrerá no segundo semestre".